A Governança como instrumento de ampliação da Regionalização da Saúde no Rio Grande do Sul

Autores

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Políticas de Saúde,

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa que teve como objetivo investigar o papel da governança como instrumento de análise na garantia da cooperação e articulação na formação de arranjos que proporcionem a regionalização da saúde. O estudo teve enfoque qualitativo. Foram realizadas vinte quatro entrevistas com integrantes do governo do Estado, do Hospital, das secretarias municipais de saúde, além de integrantes dos Conselhos Municipais de Saúde. A análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo. Constatamos que as redes de saúde, constituídas a partir da oferta de serviços, criaram um instrumento de governabilidade para os atores da região, mas limitou a governança regional apenas ao processo de contratualização desses serviços. Além, da regionalização da saúde, ser um elemento potencializador da governança regional, podemos afirmar que é o próprio conjunto de atores, que estão envolvidos na implementação da política de saúde, que condiciona como a atenção à saúde se materializa nos territórios.

 

Palavras-chave –Governança.Regionalização. Redes.

Biografia do Autor

Rosângela Dornelles, UNISC

Rosângela Dornelles-Pós Graduada em Saúde da Família.Mestranda em Desenvolvimento Regional do PPGDR do curso de Desenvolvimento Regional daUNISC.Integrante do grupo Democracia e Políticas Públicas/UNISC.

Silvia Coutinho Areosa, Universidade de Santa Cruz

Silvia Virginia Coutinho Areosa- Mestre em Psicologia Social e da Personalidade. Dra com pós-doutorado em Serviço Social. Docente do Departamento de Psicologia, do PPGDR  e Coordenadora PPGPSI/UNISC. Lider do grupo de pesquisa em Envelhecimento e Cidadania e vice lider do grupo Democracia e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Como Citar

Dornelles, R., & Areosa, S. C. (2020). A Governança como instrumento de ampliação da Regionalização da Saúde no Rio Grande do Sul. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 11(2), 027–046. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5557

Edição

Seção

Artigos originais