Supervisão Clínico-Institucional: uma retrospectiva programática
Palavras-chave:
Saúde Pública, Saúde Mental, Atenção Psicossocial, Educação em Saúde, SupervisãoResumo
Com objetivo de apresentar uma retrospectiva crítica aos editais de supervisão clínico-institucional, o presente artigo buscou problematizar a referida estratégia de formação em serviço com as ações de educação na saúde. Utilizando-se de uma análise teórico e conceitual, por meio dos editais publicados pelos Ministério da Saúde, foi possível traçar o percurso formativo das supervisões, com a proposta saindo de um modelo centrado nos CAPS para uma perspectiva do trabalho em redes intersetoriais. Finaliza-se ainda com o questionamento das implicações promovidas por essa transição e a brusca interrupção dos editais para a organização de novas supervisões.
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Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
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Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
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