Supervisão Clínico-Institucional: uma retrospectiva programática

Autores

Palavras-chave:

Saúde Pública, Saúde Mental, Atenção Psicossocial, Educação em Saúde, Supervisão

Resumo

Com objetivo de apresentar uma retrospectiva crítica aos editais de supervisão clínico-institucional, o presente artigo buscou problematizar a referida estratégia de formação em serviço com as ações de educação na saúde. Utilizando-se de uma análise teórico e conceitual, por meio dos editais publicados pelos Ministério da Saúde, foi possível traçar o percurso formativo das supervisões, com a proposta saindo de um modelo centrado nos CAPS para uma perspectiva do trabalho em redes intersetoriais. Finaliza-se ainda com o questionamento das implicações promovidas por essa transição e a brusca interrupção dos editais para a organização de novas supervisões.

Biografia do Autor

Jeovane Gomes de Faria, UNISOCIESC - Professor e Coordenador do Curso de Psicologia PSICLIN/UFSC - Pesquisador Colaborador

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é psicólogo da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul - SC, atuando no Apoio Matricial em Saúde Mental junto às unidades da Atenção Básica à Saúde. Também atua como Professor e Coordenador do Curso de Psicologia da UNISOCIESC-Jaraguá do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde Pública, Saúde Mental e Política Públicas sobre Álcool e/ou Outras Drogas. Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e outras Drogas", coordenado pelo PSICLIN/UFSC.

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia

Professora Titular no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção pela Universidade de Valencia - Espanha (2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, Prevenção ao Abuso de Drogas, Avaliação de programas de prevenção e promoção da saúde, atenção psicossocial, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas". Coordenadora do PSICLIN/UFSC. Faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção de Saúde (BRAPEP). É da equipe de coordenação do Ponto de Cultura da Associação Cultural Baiacu de Alguém, que desenvolve projetos sociais e de promoção de saúde e cultura em Florianópolis. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

Faria, J. G. de, & Schneider, D. R. (2020). Supervisão Clínico-Institucional: uma retrospectiva programática. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 11(2), 058–066. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5498

Edição

Seção

Artigos originais