Motivação dos médicos estrangeiros para adesão e permanência no Programa Mais Médicos
Palavras-chave:
Saúde, médicos, Brasil, CubaResumo
Objetivo deste estudo foi investigar as motivações que influenciaram as decisões dos médicos estrangeiros em aderir e permanecer no programa mais médicos. Eles estão desempenhando um papel fundamental na redução das disparidades de saúde de populações carentes e distantes que não tem acesso a médicos. Pouco se sabe sobre quais fatores motivam e levam esses profissionais a aderirem e permanecerem no programa. Método: Teoria do construcionismo social. Cenário da pesquisa município do estado de Goiás. Realizadas 10 entrevistas em profundidade com médicos, as quais foram analisadas por meio do mapa de associação de ideias. Resultados: Múltiplas motivações influenciaram a escolha e permanência no programa mais médicos: 1) Identificação cultural entre Cuba e Brasil; (2) Compromisso de servir a comunidade e de ensinar a medicina preventiva; (3) Aprendizagem e novas experiências e (4) Cooperação internacional entre Cuba e Brasil para atender a escassez de médicos em locais de difícil acesso. Conclusão. Os médicos que ingressaram no programa mais médicos o fizeram por se identificarem com as propostas de cooperação para fortalecimento da medicina preventiva. Incentivos financeiros não apareceram como motivadores à adesão desses profissionais. As condições, que contribuíram, com a permanência dos médicos são amplas, pois resultaram muitas vezes da interação destes com a dinâmica de trabalho vivenciada no município que se encontraram. A sensação de colaborarem na transformação da atenção à saúde no país, é um grande motivador.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas