Formação técnica em saúde: enfoque sobre as evidências

Autores

Palavras-chave:

Pessoal Técnico de Saúde. Política Pública. Modelos Educacionais

Resumo

A formação técnica é um assunto dinâmico no cenário das políticas públicas educacionais brasileiras. Neste estudo temos o objetivo de tornar clara a constituição dessa política a partir das evidências científicas nacionais e do Ceará. Trata-se de um estado da arte que adotou a análise de material bibliográfico e notícias disponíveis em veículo de comunicação estadual. Temos o enfoque sobre o Ceará uma vez que se constitui como campo de ascendência nesse perfil de formação. A análise do estado da arte demonstrou que a formação técnica em saúde se apresenta mista em decorrência das perspectivas educacionais implicadas sobre ela e na visão dos gestores enquanto estratégia de desenvolvimento econômico. A mercadorização da educação foi algo constante ao discutirmos formação técnica. A visão social sobre ela é de uma atuação profissional para pessoas com menor nível de conhecimento. Entendemos que as percepções sociais e políticas devam se constituir sobre um horizonte crítico e reflexivo sobre a formação e atuação profissional técnica. 

Biografia do Autor

Diógenes Farias Gomes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro. Mestrando em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. Membro do Laboratório de Pesquisa Social Educação Transformadora de Saúde Coletiva (LABSUS).

Maria Socorro De Araújo Dias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora convidada do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Downloads

Publicado

2020-08-19

Como Citar

Gomes, D. F., & De Araújo Dias, M. S. (2020). Formação técnica em saúde: enfoque sobre as evidências. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 11(1), 105–117. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5171

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas