Conhecimento de um grupo de médicos e dentistas quanto ao uso de bifosfanato associado à osteonecrose dos maxilares
Palavras-chave:
odontologia, medicina, saúde, saúde coletivaResumo
Atualmente, os bisfosfonatos (BFFs) têm sido utilizados no tratamento de doenças ósseas líticas, alterando o metabolismo do tecido ósseo, inibindo a reabsorção óssea e diminuindo o turnover; agem sob os osteoblastos inibindo sua função pela diminuição do recrutamento de osteoclastos e/ou sua atividade óssea. Apesar da sua eficácia, seu uso está associado algumas complicações, a mais importantes, a osteonecrose dos maxilares (ONMB), de difícil tratamento. O objetivo foi avaliar o conhecimento de um grupo de médicos e dentistas sobre o uso de BFFs, através de um roteiro de perguntas semi-estruturado, nos municípios de Valença, Miguel Pereira e Paty do Alferes. Sobre o conhecimento dos médicos sobre BFFs, 85,7% relataram saber sobre a droga, porém, 45,7% relataram não prescrever, a maioria (78,6%) não tinham ciência da necessidade do dentista no tratamento e não encaminhavam esses pacientes, 87% não sabiam sobre a ONMB. Em relação aos dentistas 66,7% sabiam do BFS, aproximadamente 30% tinham pacientes que faziam uso do medicamento e 61,7% sabiam sobre ONMB. Concluímos que o conhecimento dos profissionais estudados em relação a ONMB foi baixo. Quando questionados sobre as indicações da medicação, implicações orais e tratamentos, a grande maioria não soube responder. Apesar de ser um assunto recente, torna-se importante que os profissionais estejam atualizados e aptos para assistir estes pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas