Análise da implantação do Programa Articuladores da Atenção Básica a partir do enfoque na Atenção Primária à Saúde
Palavras-chave:
Gestão em Saúde, Atenção Primária, Política de SaúdeResumo
A Atenção Primária à Saúde tem sido reconhecida em diferentes países, também no Brasil, como uma proposta potente para transformação dos Sistemas de Saúde. Este artigo objetiva descrever e analisar a implantação do Programa dos articuladores contextualizando-a como resultado do enfoque na Atenção Primária, em nível internacional e nacional. O corpus compõe entrevistas transcritas, com 13 articuladores de São Paulo. A análise construída ao longo do artigo é qualitativa de cunho construcionista social, com inspiração na produção de sentidos e práticas discursivas. Como resultado foram construídos três temas que analisam e problematizam a implantação do Programa: Motivo de Criação do Programa; Seleção e Treinamento; e Recepção do Programa. Como conclusão, dentre os motivos descritos sobre a criação do Programa, destacam-se a potencialidade para qualificação e fortalecimento da Atenção Básica, e a ideia da participação dos articuladores na transformação do modelo de atenção em saúde. Porém, devido à redução dos treinamentos e a partir da análise das práticas discursivas sobre o enfoque nos cuidados primários, consideramos importante resgatar o aprimoramento dos profissionais e refletir sobre os conceitos adotados por eles, o que modifica suas práticas e potencializa, ou não, o enfoque na Atenção Básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas