“Eu nunca tinha pensado nisso”: percepções de estudantes de naturologia sobre o alcoolismo
Palavras-chave:
Alcoolismo. Naturologia. Registro de Interagência.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção de estudantes do Curso de Naturologia da Unisul a respeito do alcoolismo e das possíveis práticas de intervenção voltadas para interagentes usuários abusivos de álcool. Por se tratar de um tema de relevância para a área da saúde, especialmente para o campo da Naturologia, realizou-se uma discussão que elegeu como ponto de partida a percepção dos estudantes sobre às perguntas do Registro de Interagência utilizado na Clínica Escola e suas possíveis conexões com a temática do alcoolismo. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para acesso aos dados foi entrevista individual, semiestruturada, realizada verbalmente, gravadas e transcritas na íntegra. A análise de conteúdo de Bardin foi a estratégia utilizada para organizar e explorar analiticamente as narrativas dos sujeitos participantes da pesquisa. Os resultados deste estudo indicam que os estudantes entrevistados percebem a relevância do tema e a necessidade de estudos relativos ao alcoolismo para possível enfrentamento da doença na atuação Clínica na área da Naturologia. A pesquisa também produziu indicadores que chamam a atenção para a necessidade de maior debate e/ou abordagem do tema alcoolismo ao longo do curso de formação em Naturologia. Isso resultaria na ampliação das possibilidades de contribuições desta área de conhecimento, e na produção de conhecimentos e práticas comprometidas com o enfrentamento do alcoolismo como fenômeno social e individual.
Palavras chave: Alcoolismo. Naturologia. Registro de Interagência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas