Os mecanismos de introdução e regulação na escolha da especialidade médica

Autores

  • Marcos Aurélio Maeyama Universidade Vale do Itajai
  • Marco Aurélio Da Ros Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Educação Médica, Atenção Básica à Saúde, Sistema Único de Saúde, Residência Médica.

Resumo

Mesmo com a convergência para a Atenção Primária das políticas de educação e saúde, ainda existe um grande desinteresse dos médicos por esta área de trabalho. Com o objetivo de entender os mecanismos de introdução e regulação que envolvem a escolha da especialidade, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com egressos de um curso de Medicina que tiveram grande aproximação com a Atenção Básica na graduação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e utilizada a categoria Estilo de Pensamento para análise. Os resultados demonstram a hegemonia do Estilo de Pensamento Flexneriano, motivada especialmente pelos acoplamentos neoliberais. Porém, a experiência com a Atenção Básica propiciou um pequeno movimento de contra-hegemonia com o aparecimento do Estilo de Pensamento da Atenção Básica e o surgimento de um matiz do Estilo de Pensamento Flexneriano com visão ampliada dos problemas, demonstrando a importância da orientação para a Atenção Básica na formação. A pesquisa conclui ainda a necessidade de desmercantilização do setor para a consolidação do SUS enquanto política pública ampla

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Maeyama, Universidade Vale do Itajai

Doutorado em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Santa Catarina, SC. Docente e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Consultor do Núcleo do Telessaúde em Santa Catarina

Marco Aurélio Da Ros, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, SC. Docente e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí, SC

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior, 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES Nº 4, de 7/11/2001. Brasília: Ministério da Educação, 2001.

Brasil. Nota Técnica: Programa Mais Médicos. Elaboração: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2013.

Carvalho MS, Souza MF. Como o Brasil tem enfrentado o tema provimento de médicos? Interface. Comunicação, saúde, educação, Botucatu, 2013; 17(47): 913-926.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

UNIVALI. Projeto Pedagógico do curso de Medicina da UNIVALI. Centro de Ciências da Saúde. Itajaí, 2015.

Goldim JR. Manual de Iniciação à Pesquisa em Saúde. Porto Alegre: da Casa, 1997.

Triviños ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Fleck L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução: Georg Otte e Marina Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

Schafer L, Schnelle T. Fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck na teoria da ciência. In: Fleck L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução: Georg Otte e Marina Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

Campos CMS, Mishima SM. Necessidades de saúde pela voz da sociedade civil e do Estado. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2005; 21(4): 1260-1268.

Cutolo LRA. Estilo de Pensamento em educação médica: um estudo do currículo do curso de graduação em medicina da UFSC. 2001. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

Brasil. Ministério da Educação. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília, 2007.

Lampert JB. Tendências de mudanças na formação médica no Brasil: tipologia das escolas médicas. São Paulo: Hucitec / Associação Brasileira de Educação Médica, 2009.

Brasil. Ministério da Saúde. Pró-Saúde: Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Brasília, 2005.

Testa M. Pensar em Saúde. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

Costa JRB, et al. A Transformação Curricular e a Escolha da Especialidade Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, 2014; 38(1): 47-58.

Fiore MLM, Yazigi L. Especialidades Médicas: Estudo Psicossocial. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, 2005; 18(2): 200-206.

Corsi PR, et al. Fatores que Influenciam o Aluno na Escolha da Especialidade Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, 2014; 38(2): 213-220.

Cruz JAS, et al. Fatores determinantes para a escolha da especialidade médica no Brasil. Rev Med, São Paulo, 2010; 89(1): 32-42.

Gérvas J, Fernández MP. Como construir uma atenção primária forte no Brasil: É possível transformar o círculo vicioso de má qualidade em um círculo virtuoso de boa qualidade, no trabalho clínico e comunitário na atenção primária no Brasil. Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Rio de Janeiro, 2011.

Mello GA, et al. Médico de família: ser ou não ser? Dilemas envolvidos na escolha desta carreira. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, 2009; 33(3): 475-482.

Oliveira NA, Alves LA. Ensino Médico, SUS e Começo da Profissão. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro; 35(1): 26–36.

Conselho Federal de Medicina. Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Demografia médica no Brasil. Volume 2. Cenários e Indicadores de Distribuição. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Conselho Federal de Medicina, 2013.

Esping-Andersen G. As Três Economias Políticas do Welfare State. Revista Lua Nova, 1991; 24: 85-116

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-02-01

Como Citar

Maeyama, M. A., & Ros, M. A. D. (2019). Os mecanismos de introdução e regulação na escolha da especialidade médica. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(3). ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4751

Edição

Seção

Artigos originais