Autopercepção de Competência Profissional em Saúde: um estudo com acadêmicos de educação física no Estado do Pará
Palavras-chave:
Competência Profissional, Autopercepção, Educação Física, SUS..Resumo
Estudo descritivo, quantitativo, realizado em uma universidade pública do Estado do Pará com objetivo de investigar a competência profissional percebida dos acadêmicos de educação física. Participaram 92 alunos, do 8º semestre da capital e interior. Utilizou-se a Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos1 e questionário. A análise foi realizada através da estatística descritiva, distribuição de frequência, aplicação do Teste Qui-Quadrado (X2) e 1º (25%) e 3º (75%) Quartil. Foi encontrada uma diferença (p>0,01) para a percepção de competência profissional entre alunos da capital e interior, mesmo nas 3 respostas mais frequentes (nível 2,3 e 4), apresentando “maior” frequência intervalar entre os domínios 0 (Domínio Muito Insuficiente) e 3 (Domínio Suficiente), correspondendo a 66,66% da amostra. Observou-se um decréscimo do nível 3 ao 5, sendo mais expressivo no interior, indicando que eles se sentem com pouco domínio total das competências avaliadas no final do curso. Quanto a área de atuação, se destacou: saúde, treinamento e educação. Dentre elas, a educação teve maior pretensão com 30,43%. No entendimento sobre sua atuação no SUS, 46,73% acredita ser na atenção básica, 35,86% na prevenção de doenças e 34,78% na prescrição de atividades físicas, porém, desconheciam termos comuns usados no sus. A educação física busca inserir-se no âmbito da saúde com o desígnio de apropriar-se de conhecimentos, linguagens e filosofia do atendimento em saúde preconizada pelo sus. Todavia, falta uma caracterização da formação na perspectiva do sus e os resultados deste estudo, sugerem que os acadêmicos incorporam o discurso da prática de atividade física e melhoria da qualidade de vida de modo geral, simplesmente o reproduzindo. É preciso repensar a formação em educação física na universidade pública de modo a oferecer subsídios semelhantes na capital e interior, que propicie melhor domínio de competências e habilidades para sua atuação.
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