Currículo integrado nos bacharelados na área da saúde: um estudo das evidências científicas
Palavras-chave:
Currículo, Educação Superior, SaúdeResumo
O currículo integrado tem se configurado como uma ferramenta estratégica de desenvolvimento do ensino na saúde. Diante do anseio de dimensionar uma realidade, este estudo tem o objetivo de conhecer a produção científica acerca da implementação do currículo integrado nos cursos de bacharelado da área da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, construída sob o caráter qualitativo, na qual foram realizadas buscas sobre “currículo integrado”, “saúde” e “formação profissional” na interface de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Com a adoção de critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 19 artigos publicados na íntegra, escritos em língua portuguesa e espanhola. Tais artigos foram catalogados a partir de um instrumento adaptado e analisados sobre a ótica da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que a implantação do currículo integrado tem tido maior ênfase na Região Sudeste, com destaques para os estado de São Paulo e Minas Gerais. Para tanto, foi possível identificar que a transformação do currículo destes cursos tem sido desencadeada por processos normativos, em comum, guiam-se pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, e metodologias que incorporem o protagonismo discente e a facilitação docente no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas