Enfermagem e Educação Básica em contextos de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais: revisão integrativa

Autores

  • neire aparecida machado scarpini Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Diretrizes, Enfermagem, Educação Básica.

Resumo

A revisão integrativa parte do problema: os cursos de licenciatura em enfermagem têm contemplado a formação para atuação na Educação Básica - EB? As Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Enfermagem - DCN/ENF - estabelecem a formação do enfermeiro licenciado para atuar na EB. Metodologia. A revisão identificou evidências com relação à atuação do enfermeiro licenciado na EB. Utilizou-se as bases de dados Lilacs e Medline, com as palavras-chave e suas combinações: diretrizes, graduação, enfermagem, licenciatura e currículo, nos idiomas português e inglês. Obteve-se 110 artigos. Dos critérios de exclusão, definiu-se por 14 artigos. Resultados. Embora nenhum artigo traga a formação para a atuação do enfermeiro na EB, estudos explicitam a importância da atuação do enfermeiro na escola. Considerações Finais: Problematizar o Inciso II do Artigo 3º das DCNENF direciona para a necessidade de estudos que busquem a articulação da enfermagem com a escola de Educação Básica, de acordo com as demandas sociais e necessidades e interesses locais, voltados para práticas situadas em um conceito mais amplo de saúde/educação e de justiça social.

Biografia do Autor

neire aparecida machado scarpini, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Pedagoga, Doutorado em Ciências, Programa Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Unviersidade de São Paulo. Professor Doutor III pela EERP/USP.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

scarpini, neire aparecida machado. (2020). Enfermagem e Educação Básica em contextos de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais: revisão integrativa. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 9(1/2/3), 231–239. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4405

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas