O que importa? As Pesquisas Brasileiras no Campo da Saúde e as (In)visibilidades das Travestis e Transexuais
Palavras-chave:
Revisão, Travesti, Transexual, Saúde,Resumo
A presente pesquisa utilizou a Revisão Bibliográfica Sistematizada Descritiva, dividida em três fases: de identificação, de seleção e de inclusão/interpretação. Estabelecemos inicialmente como recorte temporal o ano de 1997, reconhecendo o marco da publicação da Resolução CFM nº. 1.482/97 para atenção em saúde para as pessoas transexuais. Os termos de busca aplicados foram “transexual”, “travesti”, “transgênero” e “saúde”. Foram utilizadas as bases de dados virtuais Scielo, PubMed e Lilacs. O período de pesquisa segue o intervalo definido pelos pesquisadores de 1997 até 2014, incluindo os idiomas Português e Inglês, tendo como recorte o cenário nacional. O universo inicial dessa revisão foi constituído por 337 trabalhos, entre teses, dissertações e artigos científicos. Após a exclusão dos duplicados, houve uma redução para 279, que foram analisados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, resultando em 74 trabalhos. Ao analisar as produções acadêmicas nas modalidades tese e dissertação no período de 1997 a 2014, identificamos que as produções sobre a transexualidade datam do início deste século. A análise temática das dissertações, teses e artigos permitiu agrupá-los identificando um cenário no qual a problematização do conceito de transexualidadeparece apontar para a necessidade da ampliação da assistência e cuidado em saúde. Sem estabelecer um parâmetro de causalidade, as discussões identificadas nas teses e dissertações parecem afetar os movimentos sociais (e serem afetadas por eles), e suas relações no campo da saúde, quando incorporam conceitos como empoderamento e controle social, principalmente ao questionar o diagnóstico da transexualidade. Diante dos resultados, pode-se dizer que o deslocamento conceitual da transexualidade e a incorporação das reflexões produzidas no campo das ciências humanas sobre as práticas médicas são marcadores significativos da presente pesquisa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas