A vulnerabilidade ocupacional do idoso no meio rural

Autores

  • Lucimare Ferraz Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapeco e Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.
  • Jessica Alves Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.
  • Fatima Ferretti Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapeco

Palavras-chave:

Idoso, Trabalhador, Vulnerabilidade, População Rural.

Resumo

No meio rural, grande parte da população de idade avançada permanece trabalhando. Diante disso, este estudo teve por objetivo conhecer os fatores de vulnerabilidade que permeia o mundo do trabalho dos idosos agricultores, identificando o processo de trabalho e os seus riscos ocupacionais. Trata-se de um estudo qualitativo com caráter exploratório, sendo que os sujeitos da pesquisa são idosos agricultores cidade de Arroio Trinta/SC, com idade superior a 70 anos, do sexo masculino, que são atuantes e responsáveis por suas atividades laborais de sua propriedade. A coleta das informações ocorreu por meio entrevista e registro de imagens através de fotografias do local de trabalho. Os resultados encontrados evidenciam que os idosos estão expostos a inúmeros riscos laborais e com fragilidade de autocuidado. Através do presente estudo concluiu-se que os idosos trabalhadores rurais se encontram vulneráveis a agravos à saúde, necessitando que essa realidade seja mais visível, instigando os setores responsáveis pela sua proteção e cuidado.

Biografia do Autor

Lucimare Ferraz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapeco e Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.

Doutora em Saúde Coletiva. Docente do programa de Pós-gradução em ciencias da Saúde da Unochapeco e do departamento de Enfermagem da Udesc.

Jessica Alves, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.

Fatima Ferretti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapeco

Doutora em Saúde Coletiva. Docente do programa de Pós-gradução em ciencias da Saúde da Unochapeco e do departamento de Enfermagem da Udesc.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Ferraz, L., Alves, J., & Ferretti, F. (2017). A vulnerabilidade ocupacional do idoso no meio rural. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(1), 47–60. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4165

Edição

Seção

Artigos originais