Reflexões sobre câncer, corpo e cuidado: sentimentos de enfermeiros atuantes em um hospital do sul da Bahia
Palavras-chave:
Enfermagem oncológica, Emoções, ÉticaResumo
RESUMO: Objetivo: Conhecer os sentimentos vivenciados por enfermeiros ao cuidar de pacientes com integridades física e corporal comprometidas, em decorrência do câncer. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram quatro enfermeiros atuantes na unidade de oncologia de um hospital filantrópico do município de Itabuna-Bahia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e para análise das falas utilizou-se o modelo de categorias temáticas. Depois de transcritas, as falas originaram categorias, discutidas por meio da análise de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UESC, sob o Parecer 407.982/2013. Resultados: A partir das unidades de registro, emergiram três categorias: i)O enfermeiro diante do corpo com câncer; ii) O corpo com câncer e a construção do eu e do outro; iii) Implicações éticas do ‘estar com’ a pessoa com câncer. Conclusão: Cuidar de um corpo desfigurado pelo processo de adoecimento característico de alguns tipos de câncer é fenômeno complexo, pois desencadeia sentimentos e mobiliza afeto também em quem cuida. O enfermeiro lida a todo instante com essas emoções, para que consiga, sobretudo, dispensar um cuidado integral e ético.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas