Percebendo uma ferramenta de ensino a distância na formação em saúde em uma faculdade de odontologia do sul Brasil.
Palavras-chave:
Odontogeriatria, Ensino a distância, Ferramenta digital, Grupos focaisResumo
Esta pesquisa objetivou observar a efetividade e a aplicabilidade da ferramenta digital Moodle no ensino da Odontogeriatria. Alunos da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram os pioneiros, nesta disciplina, na utilização desta plataforma on-line de ensino à distância. A partir da perspectiva construcionista social e a utilização de um grupo focal para coleta de dados, conseguimos analisar as percepções dos alunos que utilizaram a referida ferramenta no processo de aprendizagem, a relação que o aluno tem com essa perspectiva de ensino, a estrutura da plataforma construída para a disciplina na perspectiva do aluno e levantar as potencialidades e as fraquezas do referido instrumento. Tal fato leva a melhorias na construção de futuras ferramentas digitais de ensino a distância/EaD bem como a continuidade da utilização dessa ferramenta efetiva.
Abstract: This study aimed to observe the effectiveness and applicability of Moodle digital tool in the teaching of Geriatric Dentistry. Students of the seventh semester, School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Sul, were the pioneers in this discipline, to use this online platform of distance learning. From the social constructionism perspective and the use of two focus group to collect data, we can analyze the perceptions of students making use of this tool in the learning process, the relationship that the student has with the teaching perspective, the platform structure built for the course in the student's perspective and raise the potential and weaknesses of the instrument. This fact leads to improvements in the construction of future digital platforms of distance learning as well as the continuing use of this effective tool.
Keywords: Geriatric Dentistry; Distance learning; Digital tool; focus group
Resumen: Este estudio tuvo como objetivo observar la eficacia y aplicabilidad de la herramienta digital de Moodle en la enseñanza de la Odontología Geriátrica. Los estudiantes de la Facultad de Odontología de la Universidad Federal de Río Grande do Sul, fueron los pioneros en esta disciplina, en el uso de la plataforma en línea de aprendizaje a distancia. Desde la perspectiva del construccionismo social y el uso de dos grupos focales para recopilar datos, podemos analizar las percepciones de los estudiantes que hacen uso de esta herramienta en el proceso de aprendizaje, la relación que el estudiante tiene con la perspectiva de la enseñanza, la estructura de la plataforma en la perspectiva del estudiante y aumentar el potencial y las debilidades de este instrumento. Este mejora la construcción de las futuras plataformas digitales de aprendizaje a distancia, así como la continuación del uso de esta herramienta eficaz.
Palabras-clave: Odontología Geriátrica; El aprendizaje a distancia; Herramienta digital; Grupos focales.
Referências
Bulgarelli AF, et al. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Interface (Botucatu) 2014; 18(49): 351-362.
Silveira JLGC, Garcia VL. Mudança curricular em Odontologia: significados a partir dos sujeitos da aprendizagem. Interface (Botucatu) [online]. 2015; 19(52): 145-158.
Saintrain MV, Souza EHA, Caldas JR A. Ensino da Odontogeriatria nas Faculdades de Odontologia do Sul e Centro-Oeste do Brasil: situação atual e perspectivas. Rev Odonto Ciência, 2006; 21(53):270-277.
Montenegro, FLB; Brunetti, R. Odontogeriatria: Noções de interesse clÃnico. São Paulo: Artes Médicas; 2002.
Brunetti, R. Odontologia Geriátrica no Brasil: uma realidade para o novo século. Atual Geriatria, 1998; 3(15):26-29.
Saintrain MV, Souza EHA, Caldas JR AF. Geriatric dentistry in Brazilian universities. Gerodontology, 2006, 23:231-236; 2006.
Padilha DMP. Odontogeriatria prolongando o carinho para a vida. Rev ABO Nac, 1996; IV(4): 206-11.
Burr, V. An introduction to social construcionism. 2nd ed. London: Routledge; 2003.
Minayo, MCS. O Desafio do Conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec; 1992.
Stewart, DW., Prem NS. Focus groups. Sage; 2014.
Oliveira, DC, Marques, SC, Gomes, AMT, Teixeira, MCTV. Análise das evocações livres: uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In: ASP. Moreira (Org.). Perspectivas Teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: UFPB. 2005; 573-603.
Flick, U. Uma introdução a pesquisa qualitativa. São Paulo: Bookman; 2004.
Gergen, KJ. An invitation to social construction. 2nd ed. Washington, DC: Sage; 2009.
Spink, MJP. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano, aproximações teóricas e metodológicas. 3. ed. São Paulo: Cortez; 2004.
Vitorino, EV, Todesco, JL. Cient., Ciênc. Hum. Educ., 2004; 5(1):63-68.
Truuvert, T. Enhancing tutorial learning experiences: a programme to develop sessional-tutor teaching skills by raising awareness about learning. Studies in Higher Education, 2014; 39(1):20-33.
Behrens, MA. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: Moran, JM; Masetto, MT, Behrens, MA. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 5. ed. Campinas, SP: Papirus; 2002.
Shetty, S. The Need for Geriatric Dental Education. J Indian Prosthodont Soc, 2014; 14(1):1–2.
Souza, RC, Cerqueira, TCS. Representações sociais do ensino e aprendizagem em educação a distância. Psicologia e Saber Social, 2014; 3(2), 220-246.
Peters, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos; 2006.
Kuo, Yu-Chun, et al. Interaction, Internet self-efficacy, and self-regulated learning as predictors of student satisfaction in online education courses. The Internet and Higher Education; 2014; 20: 35-50.
Belloni, M. L. Educação a distância. 5ª ed. Campinas: Autores Associados; 2008.
Eskenazi S, Ednalva, MAM, Ferreira M. Oral health promotion through an online training program for medical students. Journal of dental education, 2011; 75(5): 672-678.
Moore, MG, Kearsley, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning; 2008.
Mcnamee, S. Social construction as practical theory: lessons for practice and reflection in psychotherapy. In: Pare, D, Larner, G. Collaborative practice in psychology and therapy. New York: Haworth Press, 2004. p. 9-21.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas