O psicólogo na UTI neonatal: revisão integrativa de literatura
Palavras-chave:
psicologia, unidade de terapia intensiva, cuidadosResumo
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) recebe bebês nascidos antes de 37 semanas de gestação completas e denominados “pré-termos”. O interesse pelo tema surgiu a partir da realização de um estágio profissional nessa área, na qual a presença do psicólogo é garantida por lei. O objetivo do artigo foi efetuar uma revisão integrativa de literatura a respeito das funções e atividades desenvolvidas pelo psicólogo em UTI Neonatal. Foram utilizadas as bases de busca Pepsic, Scielo e Redalyc, e o levantamento foi efetuado por meio das palavras-chave: Psicologia, UTI neonatal, cuidado, psicólogo e unidade de terapia intensiva neonatal, a partir do qual foram selecionados 9 artigos completos redigidos em língua portuguesa e publicados entre 2009 e 2014. Foram identificados relatos de experiência, pesquisas e um estudo bibliográfico a respeito da atuação do psicólogo em UTI´s neonatais, e o nível de evidência apontou para estudos qualitativos ou descritivos. Os artigos foram publicados em revistas de Psicologia, Pediatria e Saúde. Após a leitura dos artigos na íntegra, identificou-se como atividades desempenhadas pelo psicólogo em UTI neonatal: acolhimento aos pais, atendimentos individuais a familiares, entrevistas regulares com os pais, coordenação/facilitação de grupos de pais e multiprofissionais, acompanhamento de visitas dos irmãos mais velhos dos bebês internados, anotações em prontuários e atendimentos aos bebês.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas