Violência contra o idoso: uma meta-síntese
Palavras-chave:
Violência, Violência Doméstica, Maus-Tratos ao IdosoResumo
Com o intuito de conhecer o universo que existe na dinâmica da violência contra os idosos, este estudo se propôs realizar uma meta-síntese acerca de artigos científicos qualitativos dos últimos 20 anos sobre o perfil dos agressores e o dos idosos agredidos, bem como as concepções que os idosos têm sobre maus-tratos. O presente estudo iniciou-se pela busca de artigos publicados em revistas indexadas nas bases de dados LILACS, SCIelo, Pubmed e PSYCinfo, acessados em 2015. Os descritores escolhidos para realizar a busca nas bases de dados LILACS E SCIelo foram “maus-tratos ao idoso” e, nas bases Pubmed e PSYCinfo, foram “Elder abuse”. Dentre todas as bases de dados, foram encontrados 2523 artigos. Depois de utilizados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 8 artigos. Constatou-se que pesquisas qualitativas que abordam o tema violência contra o idoso são escassas tanto na literatura nacional como na internacional, principalmente quando comparadas às pesquisas quantitativas. Algumas questões merecem destaque por serem diferentes do que geralmente se encontra na literatura. Uma delas diz respeito a como os homens, ao se tornarem viúvos, ficam mais propensos a sofrer algum tipo de violência. Outro ponto relevante trazido é a questão da influência da cultura na normalização da violência, a qual está presente no cotidiano de todos na forma de falta de respeito e desvalorização dos idosos, de modo que são considerados incapazes e desnecessários à sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas