O uso de jogos teatrais como instrumentos de ensino de enfermagem em saúde mental [The use of theater games as teaching tools in mental health]
Palavras-chave:
Ensino, Saúde Mental, Jogos Teatrais.Resumo
Objetivou-se descrever e analisar a experiência do uso de jogos teatrais, segundo o Fichário de Viola Spolin, no ensino de saúde mental. O estudo foi norteado através da abordagem qualitativa, realizado em uma turma de Enfermagem de uma Universidade do estado de São Paulo, com os 46 estudantes matriculados na disciplina Cuidado Integral em Saúde Mental II. As atividades desenvolvidas foram realizadas e descritas a partir de vivências individuais e coletivas em dois momentos distintos. A coleta dos dados ocorreu através de questionário semi-estruturado baseado no Fichário de Viola Spolin, além do registro de observadores não-participantes. Os relatos foram analisados a partir dos sentidos das palavras, com a utilização de suporte teórico para embasar os conteúdos das mesmas. Os relatos permitiram vislumbrar a potencialidade da intervenção dos jogos como complemento da formação do profissional, considerando o enfermeiro como um ser humano constituído por características físicas, psíquicas e sociais assim como os clientes aos quais recebem o cuidado.
ABSTRACT - The objective was to describe and analyze the experience of the use of theater games, according to Binder Viola Spolin, the teaching of mental health. The study was guided by a qualitative approach. The scenario was the class of Nursing of São Paulo state, with 46 students enrolled in the course Comprehensive Care in Mental Health II. The activities were carried out and described from individual and collective experiences at two different times. Data collection occurred through semi-structured questionnaire based on Binder, beyond the record of non-participating observers. The reports were analyzed from the senses of words, with the use of theoretical support to support the contents thereof. The reports provided valuable insights into the potential of the intervention of the games as a complement of professional training, considering the nurse as a human being consisting of physical, psychological and social as well as customers to whom they receive care.
Keywords: Teaching; Mental Health; Theater games.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas