O Mestrado Profissional em Saúde da UNIVALI: família e interdisciplinaridade como foco e princípio pedagógico [The Health Professional Master’s Program of UNIVALI: family and interdisciplinarity as focus and pedagogical principle]
Palavras-chave:
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Saúde, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em SaúdeResumo
O artigo apresenta o contexto de criação dos mestrados profissionais no Brasil e a experiência do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho (MSGT) da UNIVALI com orientação para o trabalho assistencial em saúde, tendo a família como foco e o caráter interdisciplinar como princípio pedagógico. No curso a interdisciplinaridade configura-se como um princípio educativo operacionalizado através de um olhar integral ao ser humano e de inovadoras estratégias de ensino-aprendizagem. Estas estratégias incluem um modelo de organização que estimula a autogestão, a participação e a geração de ideias para a intervenção na realidade com uso de novos modelos de produção do conhecimento, para além da formação apenas acadêmica associando os campos produtores da ciência à tecnologia. Essa tecnologia presente em todos os canais de vida humana, não é vista apenas como objeto e/ou equipamento do cotidiano do trabalho. Nesse sentido o MSGT adota como premissa nas discussões com docentes e mestrandos, que a tecnologia com este olhar interdisciplinar, é também uma tecnologia de cunho social, que na interação com uma coletividade representa efetivas soluções de transformação social nos serviços de saúde, na família e na comunidade.
ABSTRACT
This paper presents the context of creation of professional masters degrees in Brazil and the experience of Master in Health and Work Management – (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho-MSGT) in UNIVALI – oriented to work in health care, having family as focus and interdisciplinary as a pedagogical principle. In the course, the interdisciplinarity set up as an educational principle, operationalized through a comprehensive look at the human being and innovative teaching and learning strategies. These strategies include an organizational model that encourages self-management, the participation and generation of ideas for intervention in reality with the use of new models of knowledge production, beyond just academic training involving the producing fields of science to technology. This technology present in all channels of human life, is not only seen as objects and / or equipment of daily work. Accordingly MSGT adopts as premise in the discussions with teachers and students, that technology broadest and with the interdisciplinary sight, technology is also social, which in interaction with a collectivity represents effective solutions for social transformation in health services, in family and community.
Keywords: Human Resource Training; Health; Health Sciences, Technology and Innovation ManagementDownloads
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