Design and Public Policies: tools to guide the correct disposal of expired or unused medicines

Autores

  • Aline Rodrigues da Fonseca Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Rita de Castro Engler Universidade Federal do Estado de Minas Gerais
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Jaqueline Silva Melo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Anna Carolina Prado Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

O contexto atual, vinculado aos problemas de poluição do meio ambiente, apresenta várias demandas relacionadas à comunicação direcionada às organizações e cidadãos para se alcançar melhores patamares de sustentabilidade ambiental. Medicamentos de uso domiciliar são produtos que exigem orientações específicas para consumo e descarte e possuem uma legislação particular que orienta o descarte de suas sobras ou aqueles que se encontram vencidos, devido ao seu potencial e poluição do meio ambiente. Neste sentido, este estudo pretende demonstrar como o Design assume papel importante, orientando indivíduos a procederem com o descarte correto e mitigando o impacto da poluição do meio ambiente por fármacos. Quanto aos métodos apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado caracterizada como qualitativa, que fez uso da pesquisa documental e de campo para obtenção de seus dados. Os resultados demonstram como a comunicação apresenta-se como um importante setor a se considerar dentro de uma rede circular para a efetividade de Políticas Públicas destinadas à Gestão dos Resíduos Sólidos, especialmente no tocante ao Descarte de Medicamentos de Uso Domiciliar Vencidos ou em Desuso. Neste sentido tem-se o Design, como ferramental para contribuir que consumidores exerçam seu dever cidadão na parte que lhes cabe na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Biografia do Autor

Aline Rodrigues da Fonseca, Universidade Estadual de Minas Gerais

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Engenharia e Inovação pelo Centro Universitário Estácio, e graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua como docente em várias instituições de ensino superior, especificamente na pós-graduação. No Senac Minas atua no MBA nas disciplinas de Gestão de Projetos, Metodologia de Casos para Ensino e Design Thinking. Na PUC Minas Virtual é professora na especialização Engineering Management com a disciplina Design Management. No Ibmec ministrou a disciplina de Fundamentos da Gestão de Projetos (2022) e no MBA de Gestão de Projetos da USP em BH ministrou como professora convidada a disciplina de Mudança Organizacional (maio de 2023). Fundou duas startups, a Negócio Circular em 2020, e a Waste Data - Inteligência de Negócios, em 2022.      

Rita de Castro Engler, Universidade Federal do Estado de Minas Gerais

Engenheira Civil pela UFMG (1985), Mestre em Engenharia de Produção pela PUC Rio de Janeiro (1988) e especialização (DEA) e doutorado em Engenharia de Produção e Gestão de Inovação Tecnologica - Ecole Centrale Paris (1993), pós-doutorado em Design na UEMG (1994), pós-doutorado em Design Social na Ryerson University (2014). Professora concursada em Inovação e Design do programa de doutorado e mestrado em Design da UEMG, pesquisadora em Inovação Social e Tecnológica, Professora convidada da University of Tennessee, CBU - Christian Brothers University, Middle Tennessee State University, Ryerson University, POLITO, CPUT- Cape Peninsula University of Technology e Stellenbosch University, UAL - University of Arts London, responsável no Brasil pelo Consorcio de Engineering Management, representante da internacionalização da Escola de Design/ UEMG e coordenadora do CEDTec - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Tecnologia da UEMG, membro da Rede DESIS(rede Mundial de Inovação Social) e do LENS (Lerning network on sustainability).

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisador das áreas de Gestão Social, Sustentabilidade, Administração Pública e Estudos Organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC Minas. Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestre em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela PUC Minas e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG).

Jaqueline Silva Melo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Administração pela PUC Minas. É pós-graduada em Engenharia de Produção, Cidades Inteligentes e Sustentáveis e em Gerenciamento de Projetos. Possui graduação em Fisioterapia e em Administração pela PUC Minas. Atualmente é Supervisora de Processos da Pró-reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenadora e professora do Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos e do Curso de Gerenciamento de Projetos Sociais do IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC Minas e professora da PUC Minas Virtual. Possui Certificação CAPM do PMI (Project Management Institute).

Anna Carolina Prado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Administradora com ênfase em Recursos Humanos. É pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, Psicopedagogia Empresarial pela FUMEC e Gestão de Saúde pelo Instituto de Ensino Albert Einstein. Atualmente é Consultora de Recursos Humanos, Instrutora de treinamentos e palestras, Mentora de Carreiras, Coordenadora de Projetos da Negócio Circular e Educadora Social pela Gerando Falcões.

Downloads

Publicado

2023-11-01

Edição

Seção

Artigos