Evaluation of the teaching material of the “active life improving health” Program (VAMOS), version 3.0
Palavras-chave:
Promoção da saúde. Mudança de comportamento. Avaliação de programas e projetos de saúde. Educação em Saúde.Resumo
A avaliação dos materiais didáticos é essencial para que programas de promoção da saúde consigam afetar positivamente a população. O objetivo foi avaliar a legibilidade, conteúdo e aparência, usabilidade, potencial de compreensão e de ação do material didático do Programa Vida Ativa Melhorando a Saúde, versão 3.0. O Teste de facilidade de leitura de Flesch avaliou a legibilidade dos materiais. Os materiais foram avaliados por 18 profissionais da saúde. O Suitability Assessment of Materials (SAM) e o Pacient Education Materials Assessment Tool (PEMAT-I) foram usados para avaliar para o formato impresso; o System Usability Scale (SUS) e o PEMAT-AV foram usados para avaliar o formato on-line. Foram calculados os escores dos instrumentos e a consistência interna. O material didático foi considerado qualidade superior e de fácil compreensão. O VAMOS 3.0 apresentou potencial de aplicação para maiores de 18 anos, em seus dois formatos. Nossa avaliação resultou em materiais aprimorados, com um nível adequado de leitura, comunicando claramente os objetivos do programa, culturalmente relevante, com boa usabilidade e superior potencial de compreensão e ação.
Referências
ARMATO, K. & WEIBROD, B. BMT Patient Education: Consistency and Understandability in a Complex Population; Creating a Standardized Patient Education Process for Blood and Marrow Transplant, a Single Institution Experience in an Academic Medical Center. Biology of Blood and Marrow Transplantation, v. 25, n. 3, S83, 2019. https://doi.org/10.1016/j.bbmt.2018.12.189
BENEDETTI, T. R. B., MANTA, S. W., GOMEZ, L. S. R. & RECH, C. R. Logical model of a behavior change program for community intervention – Active Life Improving Health – VAMOS. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 22, n. 3, p. 309-313, 2017. https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n3p309-313
BORGES, L. J., MEURER, S. T. & BENEDETTI, T. R. B. Effectiveness and maintenance of behavior change and exercise programs on depressive symptoms in older adults. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 22, n. 2, p. 127-136, 2017. https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n2p127-136
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Primeiro Trimestre de 2019.
BRITO, F. A., BENEDETTI, T. R. B., KONRAD, L. M., RIBEIRO, C. G. & ALMEIDA, F. A. Patient education materials assessment tool (PEMAT): translation and cultural adaptation to brazil. In: Annals of Behavioral Medicine, 53:S316-S316. Journals Dept, 2001. Evans RD, Cary, NC 27513 USA: Oxford Univ Press Inc., 2019.
BRITO, F.A., ZOELLNER, J. M., HILL, J., YOU, W., ALEXANDER, R., HOU, X. & ESTABROOKS, P. A. From Bright Bodies to i Choose: Using a CBPR Approach to Develop Childhood Obesity Intervention Materials for Rural Virginia. SAGE Open, v. 9, n. 1, p. 1-14, 2019. https://doi.org/10.1177/2158244019837313
BROOKE, J. SUS: a retrospective. Journal of Usability Studies, v. 8, n. 2, p. 29‑40, 2013.
DOAK, C., DOAK, L. & ROOT, J. Assessing Suitability of Materials. Teaching patients with low literacy skills. 12ª ed. Philadelphia (PA): J. B. Lippincott, 1996.
GERAGE, A. M., BENEDETTI, T. R. B., CAVALCANTE, B. R., FARAH, B. Q. & RITTI-DIAS, R. M. Efficacy of a behavior change program on cardiovascular parameters in patients with hypertension: A randomized controlled trial. Einstein (São Paulo), v. 18, eAO5227, p. 1-8, 2020. https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2020ao5227
KANG, S. J. & LEE, M. S. Assessing of the audiovisual patient educational materials on diabetes care with PEMAT. Public Health Nursing, v. 36, n. 3, p. 379-387, 2019. https://doi.org/10.1111/phn.12577
KOH, H. K., BERWICK, D. M., CLANCY, C.M., BAUR, C., BRACH, C., HARRIS, L. M. & ZERHUSEN, E. L. New federal policy initiatives to boost health literacy can help the nation move beyond the cycle of costly ‘crisis care’. Health Affairs (Millwood), v. 31, n. 2, p. 434–443, 2012. https://doi.org/10.1377/hlthaff.2011.1169
KONRAD, L. M., TOMICKI, C., RIBEIRO, C. G., BEZERRA, J. B., MACIEL, E. C., RECH, C.R., PITANGA, F. J. G. & BENEDETTI, T. R. B. (2019). Length of stay in a behavior change program in Primary Health Care: “VAMOS” Program. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 24: e0090. https://doi.org/10.12820/rbafs.24e0090
Lee, H., Kim, J., Yoo, R., & Lee, J. Y. (2016). Development and Evaluation of Cardiovascular Disease Prevention Education Materials for Middle-aged Korean-Chinese Female Workers: Applying Patient Education Materials Assessment Tool for Printable Materials (PEMAT-I). Journal Korean Academic Community Health Nursing, 27(3), 284-298. http://doi.org/10.12799/jkachn.2016.27.3.284
Lima, A. C. M. A. C. C., Bezerra, K. C., Sousa, D. M. N., Rocha, J. F., & Oriá, M. O. B. (2017). Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV. Acta Paulista de Enfermagem, 30(2), 181-189. https://doi.org/10.1590/1982-0194201700028
McClure, E., Jared, N. G., Vitzthum, K,. & Rudd, R. (2016). A Mismatch Between Patient Education Materials About Sickle Cell Disease and the Literacy Level of Their Intended Audience. Preventing Chronic Disease, 12(13), E64. http://dx.doi.org/10.5888/pcd13.150478
Meurer, S. T., Lopes, A. C. S., Almeida, F. A., Mendonça, R. D., & Benedetti, T. R. B. (2019). Effectiveness of the VAMOS Strategy for Increasing Physical Activity and Healthy Dietary Habits: A Randomized Controlled Community Trial. Health Education & Behavior , 46(3), 406-416. https://doi.org/10.1177/1090198118820095
Moreira, M. F., & Silva, M. I. T. (2005). Legibilidade do material educativo escrito para pacientes diabéticos. Online Brazilian Journal of Nursing, 4(2), 1-6.
Moura, I. H., Silva, A. F. R., Rocha, A. E. S. H., Lima, L. H. O., Moreira, T. M. M.; Silva, A. R. V. (2017). Construction and validation of educational materials for the prevention of metabolic syndrome in adolescents. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 25, e2934. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2024.2934
Padrini-Andrade, L., Balda, R. C. X., Areco, K. C. N., Bandeira-Paiva, P., Nunes, M. V., Marba, S. T. M., ... Bonfim, O. (2019). Evaluation of usability of a neonatal health information system according to the user’s perception. Revista Paulista de Pediatria, 37(1), 90-96. https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2019;37;1;00019
Pinheiro, D. G. M., Coelho, T. P. B., Silva, C. F. A., Silva, L. A., Chiesa, A. M., & Fracolli, L. A. (2018). Validação de conteúdo do programa de visita domiciliar para a dia de Mãe-Criança. Cogitare Enfermagem, 23(2), e54055. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i2.54055
Pires, C., Vigário, M., & Cavaco, A. (2015). Readability of medicinal package leaflets: a systematic review. Revista de Saúde Pública, 49(4). https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005559
Rebar, A. L., Rhodes, R. E., & Gardner, B. (2019). How we are misinterpreting physical activity intention – behavior relations and what to do about it. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 16(71). https://doi.org/10.1186/s12966-019-0829-y
Santos, I. C. R. V., Santos Júnior, J. L., Ribeiro, L. L., Xavier, R. F., Almeida, R. B., Morato, J. E. M. (2017). Usabilidade do sistema de classificação de feridas por cor – Ryb Wound Classification System. Ciência Cuidado e Saúde, 16(4), 1-7. https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v16i4.34436
Santos, M. I. P. O., Portella, M. R., Scortegagna, H. M., & Santos, P. C. S. (2015), Letramento funcional em saúde na perspectiva da Enfermagem Gerontológica: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 18(3), 651-664. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2015.14080
Scherer, F. C., Gerage, A. M., Borges, L. J., Borges, R. A., Melo, F. C., Teixeira, D. C., & Benedetti, T. R. B. (2018). Efeito de dois programas na promoção da atividade física em idosos. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 23:e-0034. https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0034
Shoemaker, S. J., Wolf, M. S., & Brach, C. (2014). Development of the Patient Education Materials Assessment Tool (PEMAT): a new measure of understandability and actionability for print and audiovisual patient information. Patient Education Counseling, 96(3), 395-403. https://doi.org/10.1016/j.pec.2014.05
Silva, C. A. T., & Fernandes, J. L. T. (2009). Legibilidade dos Fatos Relevantes no Brasil. RAC-Eletrônica (Curitiba), 3(1), 142-158.
Sousa, C. S., Turrini, R. N. T., & Poveda, V. B. (2015). Tradução e adaptação do instrumento “Suitability Assessment of Materials” (SAM) para o português. Revista de Enfermagem UFPE on line, 9(5), 7854-7861. https://doi.org/10.5205/reuol.6121-57155-1-ED.0905201515
Souza, A. C., Alexandre, N. M. C., & Guirardello, E. B. (2017). Psychometric properties in instruments evaluation of reliability and validity. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 26(3), 649-659. https://doi.org/10.5123/s1679-49742017000300022
WHO. (2017). Noncommunicable Diseases Progress Monitor, Geneva. Disponível em: http://www.who.int/nmh/publications/en/. Acesso em 04 fev 2020.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research generates a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with the reading and citing an author's work.
The author must ensure:
-
that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the document and its submission for publication.
-
that their work is original, and if the work and / or words of other people were used, they were duly recognized.
Plagiarism in all its forms constitute unethical publication behavior and is unacceptable.
The articles and other published works, become the property of the journal.
The contents of e-Journal LOGO are licensed under a Creative Commons License 4.0 by. It reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze the submitted works.
Under the license you have the right to:
- Share - copy and redistribute the material in any media or format
- Adapt - remix, transform, and create from material to any purpose, even if commercial.
- The licensor can not revoke these rights as long as you respect the license terms.
According to the following terms:
- Assignment - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
The authors of papers submitted to the e-Journal LOGO authorize their publication in physical and electronic media for academic purposes. The authors also agree on the distribution of articles by national and international indexing databases, whether or not for profit, and can be reproduced as long as the source is cited.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidos.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
Os artigos e demais trabalhos publicados, passam a ser propriedade da revista.
Os conteúdos de e-Revista LOGO estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by. Reserva-se o direito de usar software ou otros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Segundo a licença você tem direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.