Publicidade das marcas: a aplicação da semiótica discursiva na comunicação publicitária para a divulgação do discurso de marca

Autores

  • Alvaro Roberto Dias Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Branding, Discurso, Publicidade.

Resumo

O artigo apresenta como a publicidade pode construir a identidadede uma marca comercial. Assim, pretende discutir a relação das identidadesda marca com a publicidade, como sua imagem é construídaatravés dos discursos, impactando diretamente nos projetos da marcaatravés das percepções do público alvo e de seus diferentes comportamentoscomo atitudes, modos de agir e reagir. Para exemplificar, analisou-se o comercial L’Odyssée de Cartier (A Odisséia de Cartier), produzidoem 2012 para comemorar os 165 anos dessa joalheria. O aporte teóricoforam o pensamento de Andrea Semprini sobre semiótica discursiva damarca e o de Mark Batey sobre modelo de significado da marca. 

Referências

BATEY, M. O significado das marcas: como as marcas ganham vida

na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.

FLOCH, J. Semiótica, marketing y comunicación. Bajo los signos,

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Sous les signes, les stratégies, Paris, Presses Universitaires de

France, 1991],1993.

SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca

na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores,

VILLAS-BOAS, A. Identidade e Cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.

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Publicado

2018-12-29

Edição

Seção

Artigos