A importância das cores no desenvolvimento e aplicação nas identidades visuais presentes no mercado: uma revisão
Palavras-chave:
Cores, Marcas, Design.Resumo
O presente artigo pretende discutir a importância do estudo das cores,
num processo anterior a sua aplicação no projeto gráico de uma
marca. Frequentemente empresas disputam o campo visual se utilizando
das cores como um instrumento de diferenciação em relação
ao apresentado pelos concorrentes, impondo aos usuários uma maior
diiculdade na identiicação e correlação entre a marca e sua respectiva
empresa. Na maioria das situações a propaganda não representa as
informações que pretende transmitir. O estudo do impacto das cores é
de extrema importância para o desenvolvimento de marcas, uma vez
que é um dos componentes mais relevantes na identiicação das marcas.
Assim, considera-se que o design gráico deve preconizar a ligação
do uso das cores ao método de desenvolvimento de uma marca e sua
associação à psicolog
Referências
AMBER, Reuben. Cromoterapia. Editora Pensamento-Cultrix Ltda,
São Paulo, 1983.
AMBROSE, Gave; HARRIS, P. Cor. Porto Alegre/RS, Editora Bookman
Companhia, 2010.
BANKS Adam. O guia completo da cor. São Paulo/SP. Editora Senac,
BONNICI, Peter. Linguagem Visual. O misterioso meio de comunicaçã̃o.
Lisboa: Destartes, 2000.
COSTA, Joan. A Imagem da marca, um fenômeno social. São Paulo:
Editora Rosari, 2008.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins
Fontes, 2007.
EYSENCKEY, Michael W.; KEANE, M. Manual de psicologia cognitiva.
Porto Alegre: Artmed, 2007.
GUIMARÃES, Luciano. A Cor como Informaçã̃o: A Construção Biof́-
sica, Linǵstica e Cultural da Simbologia das Cores. São Paulo: Annablume,
PEDROSA Israel. Da cor a cor inexistente. SP, Senac, 2009.
PÉN, Maria Luisa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: Editora
AB, 2008.
SILVA, José Carlos Riccó Plácido da. et. al. The study of Informacional
Ergonomy about symbols used in graphic Marks. Las Vegas: Proceedings
of AHFE, 2015.
SILVA, José Carlos Riccó Plácido da. Diretrizes para análise e desenvolvimento
de identidade visual – contribuições para o design ergonômico.
Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Estadual
Paulista, Bauru, 2012.
STRUNCK Gilberto. Como Criar Identidades Visuais Para Marcas
de Sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
VENTURA, Dora Fix. Visão das cores no primeiro ano de vida. Psicologia
USP, 18 (2). São Paulo, 2007.
XIAO, Ming.; HENDRICKSON, A. Spatial and temporal expression of
short, long/medium, or both opsins in human fetal cones. Journal of
Comparative Neurology, 425(4), 2000.
WHELLER, Alina. Design de Identidade da Marca. Porto Alegre: Editora
Bookman, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research generates a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with the reading and citing an author's work.
The author must ensure:
-
that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the document and its submission for publication.
-
that their work is original, and if the work and / or words of other people were used, they were duly recognized.
Plagiarism in all its forms constitute unethical publication behavior and is unacceptable.
The articles and other published works, become the property of the journal.
The contents of e-Journal LOGO are licensed under a Creative Commons License 4.0 by. It reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze the submitted works.
Under the license you have the right to:
- Share - copy and redistribute the material in any media or format
- Adapt - remix, transform, and create from material to any purpose, even if commercial.
- The licensor can not revoke these rights as long as you respect the license terms.
According to the following terms:
- Assignment - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
The authors of papers submitted to the e-Journal LOGO authorize their publication in physical and electronic media for academic purposes. The authors also agree on the distribution of articles by national and international indexing databases, whether or not for profit, and can be reproduced as long as the source is cited.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidos.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
Os artigos e demais trabalhos publicados, passam a ser propriedade da revista.
Os conteúdos de e-Revista LOGO estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by. Reserva-se o direito de usar software ou otros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Segundo a licença você tem direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.