Ativismo em design: inovação social pelo movimento fashion revolution

Autores

  • Cariane Weydmann Camargo
  • Inaraí Trentini Trombini Unisinos
  • Karine de Mello Freire

Palavras-chave:

Design, Inovação.

Resumo

Este estudo investigou de modo preliminar e exploratório a contribuição do ativismo de design para inovações sociais no contexto da moda sustentável em universidades brasileiras. A coleta se deu a partir de publicações científicas do principal fórum de pesquisa da área no país: o Colóquio de Moda, no período de 2016 e 2017, contando com artigos de iniciação científica, comunicações orais e grupos de trabalho. Também fora realizado um mapeamento das universidades que apresentaram pesquisas no tema da sustentabilidade e, através de sua localização, realizamos um comparativo com as unidades de ensino que dispunham de representantes do Movimento Fashion Revolution, a fim de verificar a influência dos atores desse Movimento nos locais em que se inserem. Buscou-se, portanto, identificar através da atuação dos especialistas em design uma promoção à conscientização social e, por meio da colaboração, a ativação de ecossistemas criativos e sustentáveis.

Biografia do Autor

Inaraí Trentini Trombini, Unisinos

Graduada em Administração - Linha de formação específica em Comércio Exterior

Referências

FLETCHER; GROSE (2011)

Manzini (2015)

VERGANTI, 2008; FRANZATO, et al, (2015)

von BUSCH (2012)

Hirscher (2013)

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Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Artigos