A identidade de marca da empresa Callalily Pijamas, por meio do prisma da identidade de Kapferer

Autores

  • Diego Piovesan Medeiros Faculdade SATC
  • Leticia Pinter Deolindo Faculdade SATC

Palavras-chave:

Marca, Branding, Identidade de Marca.

Resumo

O propósito deste estudo foi definir a identidade de marca da empresa Callalily Pijamas. Foram coletadas informações, por meio da técnica de grupo focal e analisadas para aplicá-las no prisma de identidade de Kapferer. A pesquisa abordou conteúdos a respeito de marcas, branding e identidade de marca, baseado em autores como Consolo (2015), Aaker (1998) e Guilhermo (2012). O grupo focal facilitou a elaboração das estratégias encontradas no prisma. O resultado da identidade demonstrou para a Callalily, um direcionamento de comunicação para atrair os consumidores. Concluindo, a pesquisa realçou a importância da definição da identidade de uma marca.

Biografia do Autor

Diego Piovesan Medeiros, Faculdade SATC

Doutor em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Design e Tecnologia pelo PGDesign UFRGS (2012). Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2006) e técnico em Desenho Industrial pela SATC (2002). É especialista em Artes visuais pelo Senac/Florianópolis (2009) e especialista em Design Gráfico pela SATC/UFSC em Criciúma (2010). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em direção de arte, design gráfico e ilustração. Atua como professor nos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, da Faculdade SATC.

Leticia Pinter Deolindo, Faculdade SATC

Técnica em Comunicação Visual e graduanda em Publicidade e Propaganda na Faculdade SATC.

Referências

AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.

AAKER, D. A. Marcas: Brand Equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Elsevier, 1998.

CHEVALIER, M. MAZZALOVO, G. Pró Logo. São Paulo: Panda Books, 2007.

CONSOLO, C. Marcas: design estratégico. Do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2015.

GUILHERMO, Á. Branding: Design e estratégias de marcas. São Paulo: Demais Editora, 2012.

INSTITUTO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DE NEGÓCIOS. O Guia para o Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios (Guia BABOK). Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=wZvSEEg39N4C&pg=PA178&dq=grupo+focal&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiuw-Gm04fXAhWIWpAKHdQWD9wQ6AEIJjAA#v=onepage&q=grupo%20focal&f=false>. Acesso em: 17 ago. 2017.

KAPFERER, J. Marcas à prova de prática: aprendendo com os erros. Porto Alegre: Bookman, 2004.

LINDSTROM, M. Brandsense: segredos sensoriais por trás das coisas que compramos. Porto Alegre: Bookman, 2011.

LOGO UFSC. TXM Branding. Disponível em: < http://logo.ufsc.br/home/pt/txm/> Acesso em: 16 set. 2017.

MARTINS, J.R. Branding. Um Manual para Você Criar, Gerenciar e Avaliar Marcas. 3 ed. Revista Ampliada. 2006.

NEUMEIER, M. The Brand Gap: O abismo da marca: como construir a ponte entre a estratégia e o design. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PETRELLI, M. Modelo para análise do Grau de Assimetria de Percepção (GAP) da marca corporativa: A contribuição do Design no processo de Branding. 2016. 197 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós Graduação em Design. Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

SEBASTIANY, G. Como definir o posicionamento de marca. Disponível em: <http://brandster.com.br>. Acesso em: 16 set. 2017.

SILVA, E. L. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: <https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes_4ed.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.

SILVA, M.R. ARBEX, D. F. Marca dos sonhos: metodologia de design e contribuição do branding para o desenvolvimento de marcas emocionais. LOGO e-revista, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: <http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/2834/3360>. Acesso em: 15 set. 2017.

STRUNCK, G. L. T. L. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar seus valores. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.

WHEELER, A. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Artigos