Prêmio Ratel: desafio de empreendedorismo na Gestão de Design
Palavras-chave:
Inovação, Gestão de Design, Empreendedorismo.Resumo
O artigo relata a experiência de aplicação do Prêmio Ratel de empreendedorismo na Gestão de Design, um desafio lançado na disciplina Gestão de Design, do sexto período do curso de Design Gráfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) - Campus Balneário Camboriú. A proposta do desafio foi inserir os acadêmicos na prática do empreendedorismo utilizando estratégias de Gestão de Design e Inovação. O prêmio foi inspirado em um exercício desenvolvido por Tina Seeling, professora de criatividade e inovação da Universidade de Stanford. Os resultados demonstram que a capacidade empreendedora pode ser estimulada na prática.Referências
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. rev. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.
COOPER, Rachel; EVANS, Martyn e WILLIAMS, Alex. New Design Business Models: implications for the future of Design Management. In: The handbook of Design Management. Edited by Rachel Cooper, Sabine Junginger and Thomas Lockwood. Bergpublishers: Oxford, 2011.
DELORS, Jaques. Educação: um tesouro a descobrir; relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
DUHIGG, Charles. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Tradução: Rafael Mantovani. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
KOTLER, Philip e RATH, G. Alexander. Design: a powerful but neglected strategic tool. In: The handbook of Design Management. Edited by Rachel Cooper, Sabine Junginger and Thomas Lockwood. Bergpublishers: Oxford, 2011.
LEAL, Antonio Fernando. Aprender a empreender: um pilar na educação de jovens e adultos. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da ParaÃÂba, João Pessoa, 2009.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andréz DÃaz. A Gestão de design como estratégia organizacional. Londrina, PR: Eduel, 2008.
MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PPC. Projeto Pedagógico de Curso. Bacharelado em Design, Universidade do Vale do Itajaà - Campus Balneário Camboriú. 2017.
RESOLUÇÃO Nº 5, DE 8 DE MARÇO DE 2004. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO / CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Acesso em 15/07/2017. DisponÃvel em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research generates a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with the reading and citing an author's work.
The author must ensure:
-
that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the document and its submission for publication.
-
that their work is original, and if the work and / or words of other people were used, they were duly recognized.
Plagiarism in all its forms constitute unethical publication behavior and is unacceptable.
The articles and other published works, become the property of the journal.
The contents of e-Journal LOGO are licensed under a Creative Commons License 4.0 by. It reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze the submitted works.
Under the license you have the right to:
- Share - copy and redistribute the material in any media or format
- Adapt - remix, transform, and create from material to any purpose, even if commercial.
- The licensor can not revoke these rights as long as you respect the license terms.
According to the following terms:
- Assignment - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
The authors of papers submitted to the e-Journal LOGO authorize their publication in physical and electronic media for academic purposes. The authors also agree on the distribution of articles by national and international indexing databases, whether or not for profit, and can be reproduced as long as the source is cited.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidos.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
Os artigos e demais trabalhos publicados, passam a ser propriedade da revista.
Os conteúdos de e-Revista LOGO estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by. Reserva-se o direito de usar software ou otros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Segundo a licença você tem direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.