Aplicação de uma pesquisa de usabilidade para reestruturação do layout da página web infoHab.

Autores

  • Claudio Alcides Jacoski Unochapecó
  • Caroline Dallacorte Unochapecó
  • Antônio Eduardo Rech Mota Unochapecó

Palavras-chave:

InfoHab, Pesquisa de Usabilidade, Layout.

Resumo

A pesquisa de usabilidade tem o intuito de avaliar os pontos positivos e negativos de uma página web, evidenciando melhorias. Neste trabalho, profissionais e acadêmicos da área realizaram a pesquisa, através da sua experiência na página do infoHab, contribuindo para o ajuste de falhas e destaque de pontos essenciais do site. Com isso, foi possível realizar a modernização da página, melhorar mecanismos do sistema, utilizar a psicodinâmica das cores e aprimorar em geral a funcionalidade e a identificação das ferramentas.

Biografia do Autor

Claudio Alcides Jacoski, Unochapecó

Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação e do Programa de Pós Graduação em Contabilidade e Administração da Unochapecó. Doutor em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina,

Caroline Dallacorte, Unochapecó

Mestranda em Tecnologia e Gestão da Inovação – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Antônio Eduardo Rech Mota, Unochapecó

Bolsista PIBIC - Unochapecó Graduando de Publicidade e Propaganda – Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Referências

ASSUNÇÃO, Renato Vieira da. Biblioteca digital: uma abordagem conceitual. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTA- ÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 14., 2011, São Luís. Anais... São Luís: UFMA, 2011. p. 1 - 13. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/defau lt/files/BIBLIOTECA DIGITAL uma abordagem conceitual.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2015.

DAMASCENO, Anielle. Webdesign: Teoria e Prática. Florianópolis: Visual Books, 2003. 492p.

DE MOURA, Elton Alisson. A expansão das bibliotecas digitais e virtuais. FAPESP, 2015. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/a_expansao_das_bibliotecas_digitais_e_virtuais/21 753/>. Acesso em: 24 nov. 2015.

LORANGER, Hoa. Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 406p.

MEMÓRIA, Felipe. Design para a Internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos