O processo de revitalização urbana: economia criativa e design

Autores

  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carmen Adán
  • Josep Miquel Piqué Huerta
  • Jadhi Vincki Gaspar

Palavras-chave:

Revitalização Urbana, Economia Criativa, Criatividade.

Resumo

O presente artigo objetiva descrever como o processo de revitalização urbana alinhado a economia criativa pode servir de apoio para dar uma nova organização e um novo significado aos espaços urbanos que possuem áreas ociosas e, em muitos casos, degradadas, provendo da necessidade de projetos voltados às intervenções. Dessa forma esse estudo demonstra que a revitalização urbana pode ser um meio para o fomento da criatividade e a promoção do desenvolvimento urbano, alinhadas ao design e a economia criativa. Modelos como Poblenou (Barcelona), Medellín (Colômbia) e Soho (Londres) são exemplos dos efeitos positivos que a revitalização associada à economia criativa pode estimular. 

Biografia do Autor

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui formação (graduação, especialização e mestrado pela UFSM) na área da saúde com enfoque em biomecânica (cinemetria, cinética, eletromiografia e antropometria). Tem formação tutorial pela UFPR. Realiza serviços de consultoria voltados principalmente para a análise ergonômica do trabalho, programas e treinamentos em ergonomia, saúde e segurança do trabalhador. Além disso, atua com projetos em Ciência, Tecnologia e Inovação no estado de Santa Catarina. Especificamente relacionando a área científica realiza pesquisas em biomecânica, antropometria, ergonomia e usabilidade e ministra aulas com estas temáticas.

 

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Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Artigos