Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local

Autores

  • Cátia Rijo Escola Superior de Educação de Lisboa do Politécnico de lisboa
  • Helena Gracio
  • Sandra Antunes

Palavras-chave:

Ensino do Design, Plataformas Colaborativas, Contextos Educativos.

Resumo

O presente artigo apresenta um projeto colaborativo caracterizado pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal e culturalmente plurais, considerando práticas educativas alternativas ao modelo de sala de aula. O caso exposto ocorreu na vila portuguesa de Nisa.

Reunindo artesãos, designers e artistas, ao par de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (da ESELx do Instituto Politécnico de Lisboa); integrando os estudantes no contexto; providenciando-lhes experiência da cultura e memória locais – aspirámos alcançar formas de projetar no futuro a memória e a herança material e imaterial guardadas na diversidade humana e material; refletindo simultaneamente sobre metodologias colaborativas e participativas no ensino e pesquisa em design.

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Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Artigos