O triplo desafio da inovatividade: o impacto do preconceito
Palavras-chave:
Grupos, Necessidade de Enquadramento, Inovação, Conhecimento, Design, Sensemaking, Preconceito, Hermenêutica.Resumo
O interesse organizacional contemporâneo a respeito da inovação levou a várias tentativas de domá-la por meio de amplas chamadas para as práticas de criatividade e design. Na maioria das vezes, essas chamadas fogem do confronto entre o processo de renovação contínua do efêmero de um lado; e a tradição e o preconceito, por outro. O objetivo deste texto é fazer sentido de um discurso para aumentar o potencial de criação de conhecimento de grupos, de modo a atuarem na direção do futuro, para um melhor desempenho e longevidade. Baseado no conceito de Necessidade de Enquadramento (Need for Closure), a partir de uma perspectiva hermenêutica e inspirado por uma abordagem metodológica reflexiva, o presente estudo lança luz sobre os impactos do preconceito nos esforços inovadores de grupos. Assim, este estudo propõe uma heurística baseada em determinantes de inovatividade relacionados a preconceito (denominada Prejudice Related Innovativeness Determinants Heuristic – PRIDHe), para aumentar efetivamente o potencial inovativo de grupos sociais. A heurística sugere formas de alocar pessoas em e define uma política de governança para grupos, a fim de proporcionar um ambiente criativo onde o preconceito não somente limita as ações como sugere novas oportunidades de atuar em direção ao futuro. A principal contribuição teórica deste trabalho reside nas reflexões sobre os impactos positivos do preconceito nos esforços inovativos. Em seu núcleo, o discurso proposto neste texto pode ser resumido como: organizações cientes de seus preconceitos possuem maior probabilidade de apresentar um melhor desempenho.
Referências
ADORNO, T. Functionalism today. Rethinking Architecture: A reader in cultural theory, p. 1–12, 1965.
ALLPORT, G. The Nature of Prejudice: 25th Anniversary Edition. [s.l.] Perseus Books Publishing, L.L.C., 1979.
AMABILE, T. M. Creativity and innovation in organizations. [s.l.] Harvard Business School, 1996.
BUCHANAN, R. Worlds in the Making: Design, Management, and the Reform of Organizational Culture. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, set. 2015.
FLORIDA, R. Cities and the creative class. City & Community, v. 2, n. 1, p. 3–19, 2003.
GADAMER, H.-G. Truth and Method. Second Edi ed. London: Continuum, 2004.
GARCIA, R.; CALANTONE, R. A critical look at technological innovation typology and innovativeness terminology: a literature review. Journal of Product Innovation Management, v. 19, n. 2, p. 110–132, mar. 2002.
GINOULHIAC, M. O ensino do projecto de Arquitectura Contribuições para um debate crítico em torno da prática contemporânea. [s.l.] UNIVERSIDADE DO PORTO, 2009.
HONG, L.; PAGE, S. E. Groups of diverse problem solvers can outperform groups of high-ability problem solvers. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 101, n. 46, p. 16385–9, 16 nov. 2004.
JOHANSSON-SKÖLDBERG, U.; WOODILLA, J.; ÇETINKAYA, M. Design Thinking: Past, Present and Possible Futures. Creativity and Innovation Management, v. 22, n. 2, p. 121–146, 25 jun. 2013.
KRUGLANSKI, A. W. The Psychology of Closed Mindedness (Essays in Social Psychology). New York: Psychology Press, 2004.
LUDZ, U. Interviewing Hannah Arendt. Hannah Arendt Newsletter, 1999.
MANHÃES, M. C. INNOVATIVENESS AND PREJUDICE: DESIGNING A LANDSCAPE OF DIVERSITY FOR KNOWLEDGE CREATION. [s.l.] Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, 2015.
ØSTERGAARD, C. R.; TIMMERMANS, B.; KRISTINSSON, K. Does a different view create something new? The effect of employee diversity on innovation. Research Policy, v. 40, n. 3, p. 500–509, abr. 2011.
PETTIGREW, T. F. Intergroup contact theory. Annual review of psychology, v. 49, p. 65–85, jan. 1998.
ROETS, A.; VAN HIEL, A. Item selection and validation of a brief, 15-item version of the Need for Closure Scale. Personality and Individual Differences, v. 50, n. 1, p. 90–94, jan. 2011.
SCHUMPETER, J. A. The Explanation of the Business Cycle. Economica, v. 21, n. 21, p. 286–311, 1927.
SCHUMPETER, J. A. Capitalism, socialism and democracy. London: Routledge, 1943.
SEWELL, W. H. The temporalities of capitalism. Socio-Economic Review, v. 6, n. 3, p. 517–537, 15 abr. 2008.
SIMONTON, D. K. Creative thought as blind-variation and selective-retention: combinatorial models of exceptional creativity. Physics of life reviews, v. 7, n. 2, p. 156–179, jun. 2010.
TANGEN, S. Demystifying productivity and performance. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 54, n. 1, p. 34–46, 2005.
THOMPSON, C. Interpreting Consumers: A Hermeneutical Framework for Deriving Marketing Insights from the Texts of Consumers’ Consumption Stories. Journal of marketing Research, v. 34, n. 4, p. 438–455, 1997.
VAN KNIPPENBERG, D.; DE DREU, C. K. W.; HOMAN, A. C. Work group diversity and group performance: an integrative model and research agenda. The Journal of applied psychology, v. 89, n. 6, p. 1008–22, dez. 2004.
VERGANTI, R.; ÖBERG, Å. Interpreting and envisioning — A hermeneutic framework to look at radical innovation of meanings. Industrial Marketing Management, v. 42, n. 1, p. 86–95, jan. 2013.
WEICK, K. E. Sensemaking in Organizations. London: Sage Publications, 1995.
WOOLLEY, A. W. et al. Evidence for a collective intelligence factor in the performance of human groups. Science (New York, N.Y.), v. 330, n. October, p. 686–688, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research generates a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with the reading and citing an author's work.
The author must ensure:
-
that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the document and its submission for publication.
-
that their work is original, and if the work and / or words of other people were used, they were duly recognized.
Plagiarism in all its forms constitute unethical publication behavior and is unacceptable.
The articles and other published works, become the property of the journal.
The contents of e-Journal LOGO are licensed under a Creative Commons License 4.0 by. It reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze the submitted works.
Under the license you have the right to:
- Share - copy and redistribute the material in any media or format
- Adapt - remix, transform, and create from material to any purpose, even if commercial.
- The licensor can not revoke these rights as long as you respect the license terms.
According to the following terms:
- Assignment - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
The authors of papers submitted to the e-Journal LOGO authorize their publication in physical and electronic media for academic purposes. The authors also agree on the distribution of articles by national and international indexing databases, whether or not for profit, and can be reproduced as long as the source is cited.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidos.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
Os artigos e demais trabalhos publicados, passam a ser propriedade da revista.
Os conteúdos de e-Revista LOGO estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by. Reserva-se o direito de usar software ou otros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Segundo a licença você tem direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.