A Etnografia Rápida no Metaprojeto de Design para o Território

Autores

  • André de Souza Lucca Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Design para o território, Observação participativa, Diagnose local.

Resumo

Baseado em uma revisão bibliográfica, o presente texto apresenta as relações entre a etnografia rápida e o metaprojeto de design para o território. O objetivo deste estudo é fornecer uma contribuição para a área de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços locais, integrando os saberes do design com a etnografia e auxiliando na compreensão do papel da participação no desenvolvimento do território. Este trabalho se baseia na premissa de que a fase metaprojetual de design pode ser destinada para a formulação de uma diagnose local, que a obtenção de feedback que forneça segurança sobre os resultados obtidos pode ser facilitada com o envolvimento dos atores locais no processo projetual e que a etnografia pode fornecer ferramentas para produção de conhecimentos baseados na observação em campo. Este estudo permitiu inferir que as ferramentas baseadas na etnografia rápida permitem focalizar as relações entre o ambiente, as pessoas e os artefatos com o objetivo de compreender, descrever e explicar as relações, as criticidades e as convenções nas quais se fundam as ações sociais de grupos, organizações e comunidades, que o envolvimento dos atores locais e a observação participativa são indispensáveis para a construção dos objetivos e requisitos do projeto pois permitem a coleta de informações diretamente do contexto e a inserção dos conhecimentos locais no processo criativo de design.

Biografia do Autor

André de Souza Lucca, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da UFMA, lotado no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BC&T) e docente do Mestrado em Design (PPGDg). Bacharel em Desenho Industrial pela UFSM, especialista em Formação de Empresários e Dirigentes para Micro e Pequenas Empresas pela UFRGS, mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI e dottore di ricerca in Scienze del Design pela Università IUAV di Venezia, Itália. Entre 2012 e 2013 realizou Pós-doutorado junto ao Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR.

Referências

BONSIEPE, G. Diseño industrial, tecnología e dependencia. México, D.F.: Edicol, 1978.

COLLINA, L. (Org.). Design e metaprogetto. Teorie, strumenti, pratiche. Milão: Poli.Design, 2005.

COSTA, F. Valutare l’usabilità : metodi di prova con utenti e tecniche empiriche. In TOSI, F. (Org.). Ergonomia progetto prodotto. Milão: FrancoAngeli, 2005, p. 127-154.

DE MORAES, D. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.

DESERTI, A. (Org.). Metaprogetto. Riflessioni teoriche ed esperienze didattiche. Milão: Poli.Design, 2003.

OBSERVATÓRIO EUROPEU LEADER. Coinvolgere la popolazione nello sviluppo locale. In L’attuazione del progetto di sviluppo locale: l’esperienza di Leader I, Guida metodologica, parte I, janeiro 1996a.

_______ La diagnosi territoriale e la realizzazione di un progetto di sviluppo. In L’attuazione del progetto di sviluppo locale: l’esperienza di Leader I, Guida metodologica, parte II, gennaio 1996b.

RIZZO, F. Strategie di co-design. Teorie, metodi e strumenti per progettare con gli utenti. Milão: FrancoAngeli, 2009.

TOSI, F. Ergonomia progetto prodotto. Milão: FrancoAngeli-Poli.Design, 2005.

Downloads

Publicado

2016-05-28

Edição

Seção

Artigos