Marcas para exportação sob a ótica do design gráfico

Autores

  • Alice Teresinha Cybis Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Louise Botelho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Beatriz Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudine Schons Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Marca, Exportação, Design gráfico.

Resumo

A competitividade no mercado internacional exige das empresas um grande investimento na marca, e o design vêm se tornando um dos principais meios de agregar valor e posicionar uma marca. Nesse sentido, o trabalho pretende compreender a importância da marca no processo de exportação e que elementos são considerados importantes na construção de marcas fortes no mercado externo em relação à atuação do design gráfico. Dentro desse contexto foi realizado um estudo de caso no setor cerâmico com a empresa Portobello S/A, que foi publicada na dissertação intitulada Núcleo Virtual de Design Gráfico na Exportação: Disseminação e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2014-03-29

Edição

Seção

Artigos