DNA de marca: Um estudo prático do processo de identiicação

Autores

  • Luiz Salomão Ribas Gomez Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-8205-9548
  • Heloísa de Assunção UFSC
  • Paulo Fernando Cromo dos Reis UFSC
  • Walter Flores Stodieck UFSC

Palavras-chave:

Branding, Design, Marca, BrandDNA, DNA, Posicionamento.

Resumo

No mercado existem dois tipos de marcas, as sem emoção e as marcasemocionais. A diferença entre elas está na forma como cada uma secomunica com as pessoas. A primeira cria uma identidade empresarial“imposta” enquanto a segunda cria um relacionamento único com o seucliente, envolto em mistério, sensualidade e intimidade. Este relacionamentodeve ser construído desde a concepção da marca, no seu DNA.O DNA de uma marca é, assim como nos seres vivos, o que diferenciaráuma marca de outra, formado por diversas características próprias queao se ligarem, formam um conceito único e diferencial, de onde serãoconstruídas todas as estratégias e posicionamento da mesma. Este temcomo objetivo estudar o Brand DNA Process, processo que serve paravalidar uma marca dentro de um processo co-criativo entre designers eempresas, dentro de dois casos práticos de aplicação do processo, mostrandoos resultados obtidos e comentando os mesmos.

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Publicado

2018-12-29

Edição

Seção

Artigos