UM ESTUDO DE CASO DE ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DE MOTORES ELÉTRICOS INDUSTRIAIS

Autores

  • João Guilherme Carvalho Rosa de Morais Universidade Federal de Santa Catarina
  • Artur Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Estratégia Competitiva, Vantagem Competitiva, Inteligência Competitiva, Análise de Competidores, Estratégia de Produto e Mercado, Ciclo da Inteligência, Análise macro ambiente, Análise de Indústria, Análise de Competidor

Resumo

O monitoramento e acompanhamento de competidores é uma atividade estratégica vital para qualquer empresa de grande porte inserida em um mercado altamente competitivo. Sendo assim, este trabalho visa o aperfeiçoamento da metodologia de Análise de Competidor empregada pelo Grupo de Gestão da Informação (GGI), que realiza serviços de Inteligência de Mercado para parceiros do Laboratório de Materiais da UFSC. Embasando o Estudo na literatura de Inteligência Competitiva, em um primeiro momento foram definidas, em conjunto com integrantes do GGI, quais as Necessidades de Inteligência para o projeto, assim como os principais competidores a serem analisados, quais análises deveriam ser conduzidas e que ferramentas seriam empregadas. Foram utilizados como base para o estudo de caso os competidores da indústria de motores elétricos industriais, dos quais foram coletados e analisados dados publicamente disponíveis. Com base nas análises realizadas, foi possível elencar quais os competidores mais fortemente posicionados no mercado e as suas principais estratégias para atingir o sucesso. A WEG foi escolhida como foco da etapa de análise de competidores devido ao seu posicionamento competitivo e atendimento às necessidades de inteligência do projeto, o que ressalta a importância de seguir o Ciclo da Inteligência e realizar as análises de macro ambiente e de indústria previamente a traçar o perfil do competidor. Ainda foi possível reafirmar a aplicabilidade da programação em Python nos ambientes de negócios e estratégico e suas vantagens, assim como a importância de metodologias e ferramentas tradicionais da Inteligência Competitiva, tais como as análises PESTEL, FCS e a Matriz de Competidores.

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Publicado

2021-12-31

Edição

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Artigos