Saúde e Educação: a humanização do saber através da consciência (Health and Education: the humanization knowledge through awareness)
Palavras-chave:
Educação, Conscientização, Fisioterapia (Especialidade)Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a construção do saber em saúde, mais especificamente na formação universitária em fisioterapia. Primeiramente, apresenta uma breve revisão da obra de Paulo Freire A Pedagogia do Oprimido, com intuito de aproximar o leitor da perspectiva sob a qual trabalho se desenvolve. Em seguida, sustentado por autores clássicos e estudos recentes, desvela a ciência biomédica como paradigma dominador na área da saúde. Por ultimo, realiza uma investigação qualitativa sobre uma proposta de educação em saúde que busca ser problematizadora, o projeto Movimento Integral. Assim, através do estudo dos significados do projeto, atribuído pelos participantes, o artigo explora e exemplifica na prática, o conteúdo abordado na teoria.
ABSTRACT - This article proposes a reflection on the construction of health knowledge, more specifically in university education in physiotherapy. It mainly presents a brief review of the work Pedagogy of the Oppressed, by Paulo Freire, in order to bring the reader closer to the perspective from which this work was developed. Then, supported by classical authors and recent studies, it shows biomedical science as the dominant paradigm in health care. Finally, a qualitative study was performed on a proposal for health education that seeks to be problematizer, the Integral Movement project. Thus, by studying the meanings of the project, assigned by the participants, the article explores and exemplifies in the practice, the content covered in the theory.
Keywords: Education; Awareness; Physical Therapy (Specialty)
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