Áreas Verdes: Espaços Urbanos Negligenciados Impactando a Saúde
Palavras-chave:
engenharia ambiental, planejamento ambiental, qualidade de vida e saúde ambientalResumo
A relação homem, meio ambiente e saúde é ampla e se projeta sobre a perspectiva de uma melhor qualidade de vida. As dificuldades urbanas enfrentadas atualmente, tais como poluição do ar e da água, enchentes, barulho em excesso, violência, entre outros, causam sérios prejuízos à saúde física e mental da população. No intuito de minimizar estes problemas, as áreas verdes, em especial as públicas, vêm sendo destaque pelos benefícios que podem trazer para a saúde e bem-estar por meio da melhoria da qualidade ambiental e de vida da população ao desenvolver funções ecológicas, sociais e de lazer. Nesse contexto, o presente trabalho trata a conservação de áreas verdes, nos espaços urbanos, como uma atividade que demanda essencialmente o diálogo interdisciplinar. Buscou-se identificar a importância das áreas verdes para melhoria da saúde da população, através de uma pesquisa bibliográfica acerca da temática, adotando-se como critérios de inclusão artigos publicados em periódicos científicos e os descritores: “interdisciplinaridade”, “áreas verdes”, “qualidade de vida”, “gestão” assim como combinações e variações destes descritores. Conclui-se que o processo de gestão pública para a conservação de áreas verdes urbanas, demanda a abordagem interdisciplinar, capaz de considerar a complexidade de fatores que concorre para sua efetivação. Para tanto, faz-se necessário considerar sua caracterização física e socioambiental, assim como as funções ecológicas, sociais, estéticas, educativas e psicológicas, destes locais que ampliam a qualidade de vida da população de seu entorno, sendo decisivos para a sustentabilidade urbana em longo prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas