Educação Permanente para o aperfeiçoamento do Controle de Infecção Hospitalar: revisão integrativa

Autores

  • Aline Massaroli Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Jussara Gue Martini Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Rodrigo Massaroli Hospital Santa Catarina de Blumenau - SC.

Palavras-chave:

Educação continuada, Controle de Infecções, Infecção Hospitalar, Enfermagem,

Resumo

O intuito desta pesquisa foi analisar as metodologias educativas utilizadas nos processos de Educação Permanente em Saúde para o Controle de Infecção Hospitalar. Ainda foi analisado o perfil destes estudos e os conceitos de Educação Permanente em Saúde abordados nos mesmos. Utilizaram-se os pressupostos da revisão integrativa de literatura, com busca em bases de dados online, Bireme e Google Scholar, no período de 2002 até 2012. Compuseram a amostra desta pesquisa oito artigos, que abordaram diferentes áreas do controle de infecções: terapia intensiva, centro de material e esterilização, higienização e educação. Observa-se o emprego de métodos dialógicos e participativos em alguns trabalhos, mas ainda é marcante a presença do método tradicional. Dentre as metodologias, verifica-se, ainda, uma tendência de inovação nestes processos educativos e a busca por novas maneiras de alcançar os resultados desejados. Ressalta-se o fato de apenas um estudo citar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, apontando um distanciamento dos profissionais com tal política. O reduzido número de publicações faz perceber que este tema é pouco explorado pelos profissionais de saúde. Esses resultados devem instigar os profissionais a refletirem sobre seu trabalho, tornando-se autocríticos e estimulando-os na busca constante pelo aperfeiçoamento de seus saberes e práticas.

Biografia do Autor

Aline Massaroli, Universidade Federal de Santa Catarina.

Enfermeira. Pós-Graduação em MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela Faculdade INESP (2012). Mestra em Enfermagem - UFSC (2012). Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFSC (2013) e Bolsista de pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde - EDEN/UFSC.

Jussara Gue Martini, Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1979), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) , especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987) , especialização em Enfermagem Comunitária pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990), especialização On Line em Investigação Sobre o fenômeno das Drogas pela Universidade de São Paulo (2006), especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atuou como docente e pesquisadora dos cursos de Enfermagem e Pedagogia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no período de 1982 a 2004, tendo exercido, na mesma instituição, as funções de Chefe de Departamento de Educação, Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro de Ciências Humanas e de Diretora de Administração do Centro de Ciências Humanas. Atuou como enfermeira da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no período de 1995 a 1999. Participou como conselheira no Conselho Municipal de saúde de Porto Alegre, de 1995 a 1999 e como conselheira do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, de 1998 a 2004, exercendo a Coordenação da Comissão de DST/AIDS do Conselho estadual. Atualmente é Professora e pesquisadora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), tutora da área de enfermagem do Programa de Residência Integrada em Saúde da Família e Coordenadora acadêmica do curso de Doutorado em Enfermagem  da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Educação em Enfermagem, Enfermagem na Atenção Básica no Cuidado às pessoas que vivem com HIV/AIDS, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais de HIV/AIDS   educação em enfermagem   enfermagem em atenção básica. No campo das representações profissionais, foi Diretora de Educação e Presidente da ABEn   RS ( 1998-2001 e 2001-2004), Segunda tesoureira da ABEn   Nacional (2004-2007) e Diretora de Publicações e comunicação social da ABEn - Nacional (2007-2010).

Rodrigo Massaroli, Hospital Santa Catarina de Blumenau - SC.

Enfermeiro, graduado pela Universidade do Vale do Itajaí.  Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intesiva. Mestre em Enfermagem pela UFSC. Atualmente trabalha como Supervisor de Enfermagem do Hospital Santa Catarina de Blumenau - SC. É Professor do Curso de Enfermagem da UNIASSELVI - Blumenau - SC.

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Massaroli, A., Martini, J. G., & Massaroli, R. (2014). Educação Permanente para o aperfeiçoamento do Controle de Infecção Hospitalar: revisão integrativa. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(1), 07–15. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2500

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas