O bom professor na área da saúde: uma revisão integrativa da literatura [The good teacher in health: an integrative literature rewiew]

Jouhanna do Carmo Menegaz, Vânia Marli Schubert Backes, Alexandre Pareto da Cunha, Bruna de Souza Francisco

Resumo


Objetiva-se analisar as características do bom professor de ensino superior na área da saúde à luz do referencial teórico do conhecimento base para o ensino de Lee Shulman. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir da questão de pesquisa: quais as características de bons professores da área da saúde? Cuja busca se deu em produções científicas indexadas na base de dados Literatura Latino Americana e Caribenha em Saúde (Lilacs) e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicizadas no período compreendido entre 1996 e 2010. A captação de estudos nas bases passou por três refinamentos, sendo encontrados no total 164 estudos, dos quais sete atenderam os critérios estabelecidos.  Da análise dos dados emergiram as categorias boas características pessoais, boas características pedagógicas e boas características relacionais que demonstram que o bom professor de ensino superior em saúde para além de habilidades diretamente inerentes a sua prática docente, destacadas neste estudo como boas características pedagógicas, sendo exemplo uma postura pedagógica relacional e favorecedora da autonomia discente, necessita também demonstrar qualidades pessoais, como pontualidade e organização. Há similaridade entre a descrição das características dos professores de diversas profissões da área da saúde e estas expressam a pertinência do referencial teórico de Lee Shulman para a formação docente.

ABSTRACT - Objective is to analyze the characteristics of good teachers of higher education in health area in the light of the theoretical knowledge base for teaching of Lee Shulman. It is a integrative literature review performed from the research question: what are the characteristics of good teachers in the health field? Whose question took on scientific productions indexed in the database the Latin American and Caribbean Health (Lilacs) and Bank of Theses and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) publicized between 1996 and 2010. The collection of studies on the bases went through three refinements, and found 164 studies in total, of which seven met the criteria. Analysis of data categories emerged from the good personal characteristics, good features and good teaching relational characteristics that demonstrate that the good professor of higher education in health beyond skills directly related to their teaching practice, as highlighted in this study like good pedagogical characters, being example a relational pedagogical stance and wich encourage autonomy of students, also need to demonstrate personal quality such as punctuality and organization. There is a similarity between the description of the characteristics of teachers of various professions in the health field and they express the relevance of the theoretical framework of Lee Shulman for teacher training.

Keywords: Faculty; Teaching; Human Resources Formation.

 


Palavras-chave


Docentes; Ensino; Formação de Recursos Humanos.

Texto completo:

PDF/A


Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.