Materiais educativos sobre drogas: Uma análise qualitativa [Educational materials on drugs: A qualitative analysis]

Autores

  • Bianca Silva Cardoso Escola de Enfermagem da USP
  • Iara Ribeiro Paixão Escola de Enfermagem da USP.
  • Cássia Baldini Soares Escola de Enfermagem da USP
  • Heloisa Veiga Coelho Escola de Enfermagem da USP

Palavras-chave:

Estudos de Avaliação, Materiais Educativos e de Divulgação, Drogas de Abuso, Políticas Públicas.

Resumo

Este estudo objetivou analisar materiais impressos sobre drogas, produzidos por instituições brasileiras com intuito educativo e/ou de informação. Teve caráter qualitativo e utilizou como metodologia a análise de conteúdo. Foram analisados 34 materiais impressos, entre cartilhas e folders provenientes de 14 instituições. Os resultados mostram que as estratégias de educação sobre drogas, utilizadas na elaboração da maioria dos materiais impressos analisados, encontram-se alinhadas com a perspectiva da “guerra às drogas”: As mensagens dos materiais educativos e de divulgação ignoram os determinantes sociais, as diferenças de classe e explicam o fenômeno do consumo da droga através de fragilidades individuais e/ou focando apenas na substância em si. Os componentes autoritários e estigmatizantes dos usuários estão presentes e, raramente, tais usuários são tomados como sujeito de direitos.

 

ABSTRACT -The study aimed to analyze educational and promotional materials about drug prevention, produced by Brazilian institutions. It was a qualitative study that used content analysis for data processing. The corpus consists of 34 printed materials, from 14 institutions. The results show that strategies used in drug education are colored largely by elements of war on drugs: the messages of educational materials ignore social determinants, social class differences involved in the consumption of drugs and explain the phenomenon through individual weakness; components of messages remain authoritarian and stigmatizing of users rarely taken as subjects of rights.

Keywords: Evaluation Studies; Educational and Promotional Materials; Street Drugs; Public Policies.

Biografia do Autor

Bianca Silva Cardoso, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem da USP

Iara Ribeiro Paixão, Escola de Enfermagem da USP.

Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem da USP

Cássia Baldini Soares, Escola de Enfermagem da USP

Livre Docente.Professor Associado da Escola de Enfermagem da USP

Heloisa Veiga Coelho, Escola de Enfermagem da USP

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem do Departamento de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

Silva Cardoso, B., Ribeiro Paixão, I., Baldini Soares, C., & Veiga Coelho, H. (2013). Materiais educativos sobre drogas: Uma análise qualitativa [Educational materials on drugs: A qualitative analysis]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 4(2), 149–156. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2216

Edição

Seção

Artigos originais