Avaliação de um programa para controle de pediculose em uma escola [Evaluation of a program to control pediculosis in schools]
Palavras-chave:
Ftirápteros, Pediculus, Educação em saúde, Criança, Saúde EscolarResumo
Pesquisa-ação que teve por objetivo avaliar um programa educativo em pediculose em uma escola de ensino fundamental. A elaboração do programa foi dirigida a partir de respostas obtidas com questionários semi-estruturados submetidos a 180 alunos e 6 professoras, além da técnica de grupo focal, onde se identificou o conhecimento prévio da população analisada sobre pediculose. As atividades educativas ocorreram em sala de aula empregando troca de ideias, jogos, cartazes, folhetos, teatro e microscópio óptico. A avaliação do impacto das ações foi realizada com aplicação de novos questionários para a mesma população. Essa avaliação demonstrou que as crianças desenvolveram um aumento da conscientização acerca da parasitose e suas formas de controle, reduziram a discriminação aos indivíduos infestados e deixaram de perceber a doença como objeto de vergonha. No trabalho são discutidos alguns aspectos que podem contribuir com o planejamento de outros programas educativos de forma a torná-los ainda mais significativos.
ABSTRACT - The present action research was performed to evaluate an educational program on pediculosis at a first grade public school. The program was designed based on answers to semi-structured questionnaires applied to180 pupils and 6 educators, besides the technique of focal group, where the previous knowledge of the population about pediculosis was identified. The educational activities took place in the classroom and involved exchange of ideas, games, posters, booklets, theater and optical microscope. The evaluation of the impact of the actions was carried out by application of new questionnaires for the same population. This evaluation showed an improvement of the children’s knowledge about pediculosis and its control, reduced their discriminatory attitudes towards infested students and changed their view of the disease as an object of shame. In the discussion, we bring some aspects that can contribute with the outline of further educational programs in order to make them even more significant.
Keywords: Phthiraptera; Pediculus; Health education; Child; School health
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas