Avaliação de um programa para controle de pediculose em uma escola [Evaluation of a program to control pediculosis in schools]

Autores

  • Renata Elizabete Pagotti Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP
  • Verônica Pugliani dos Santos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP
  • Gabriela Silva Bisson Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP
  • Milena Jorge Simões Flória Lima Santos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP
  • Beatriz Rossetti Ferreira Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP

Palavras-chave:

Ftirápteros, Pediculus, Educação em saúde, Criança, Saúde Escolar

Resumo

Pesquisa-ação que teve por objetivo avaliar um programa educativo em pediculose em uma escola de ensino fundamental. A elaboração do programa foi dirigida a partir de respostas obtidas com questionários semi-estruturados submetidos a 180 alunos e 6 professoras, além da técnica de grupo focal, onde se identificou o conhecimento prévio da população analisada sobre pediculose. As atividades educativas ocorreram em sala de aula empregando troca de ideias, jogos, cartazes, folhetos, teatro e microscópio óptico. A avaliação do impacto das ações foi realizada com aplicação de novos questionários para a mesma população. Essa avaliação demonstrou que as crianças desenvolveram um aumento da conscientização acerca da parasitose e suas formas de controle, reduziram a discriminação aos indivíduos infestados e deixaram de perceber a doença como objeto de vergonha. No trabalho são discutidos alguns aspectos que podem contribuir com o planejamento de outros programas educativos de forma a torná-los ainda mais significativos.

 

ABSTRACT - The present action research was performed to evaluate an educational program on pediculosis at a first grade public school. The program was designed based on answers to semi-structured questionnaires applied to180 pupils and 6 educators, besides the technique of focal group, where the previous knowledge of the population about pediculosis was identified. The educational activities took place in the classroom and involved exchange of ideas, games, posters, booklets, theater and optical microscope. The evaluation of the impact of the actions was carried out by application of new questionnaires for the same population. This evaluation showed an improvement of the children’s knowledge about pediculosis and its control, reduced their discriminatory attitudes towards infested students and changed their view of the disease as an object of shame. In the discussion, we bring some aspects that can contribute with the outline of further educational programs in order to make them even more significant.

Keywords: Phthiraptera; Pediculus; Health education; Child; School health

Biografia do Autor

Renata Elizabete Pagotti, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP

Enfermeira, mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP pelo Depto. de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, área de Genômica e Imunologia Básica

Verônica Pugliani dos Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP

Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Gabriela Silva Bisson, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP

Professor Doutor da Universidade de São Paulo
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
Depto. de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública

Milena Jorge Simões Flória Lima Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP

Professor Doutor da Universidade de São Paulo
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
Depto. de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública

Beatriz Rossetti Ferreira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP

Professor Doutor da Universidade de São Paulo
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
Depto. de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública

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Publicado

2012-10-22

Como Citar

Pagotti, R. E., dos Santos, V. P., Bisson, G. S., Santos, M. J. S. F. L., & Ferreira, B. R. (2012). Avaliação de um programa para controle de pediculose em uma escola [Evaluation of a program to control pediculosis in schools]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 3(4), 76–82. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/1823

Edição

Seção

Artigos originais