O pensamento visual no design de produtos: aplicações de técnicas para a criatividade

Autores

  • Eduardo Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0002-1202-1779
  • Tânia Luísa Koltermann da Silva
  • Stefan von der Heyde Fernandes

Palavras-chave:

Design de Produto, Criatividade, Pensamento Visual

Resumo

O presente artigo apresenta a pesquisa realizada sobre as interações entre o pensamento visual e a as fases do desenvolvimento de novos produtos, por meio de técnicas criativas que utilizem a representação gráfica como forma de auxílio ao pensamento criativo. Para tanto, apresenta-se quatro diferentes técnicas criativas que utilizam representações gráficas e formas visuais de comunicação aplicadas a um problema de projeto: artefato de auxílio ao transporte de crianças em diferentes meios. A partir disso, pode-se compreender o papel do pensamento visual no processo de desenvolvimento de produtos e como pode influenciar positivamente na capacidade criativa do designer.

Biografia do Autor

Eduardo Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), Especialista em Tecnologia Computacional Aplicada ao Projeto pela UFRGS (2007), Mestre e Doutor em Design - UFRGS (2009/2016). Especialista em Tradução Audiovisual Acessível - Audiodescrição - UECE (2019). Pesquisa na área de Acessibilidade na Comunicação nos contextos de: educação inclusiva; mediação cultural acessível; e divulgação institucional acessível. É Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Design ? PgDesign e Professor Adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica nos Cursos de Graduação em Design Visual e Design de Produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa COM Acesso - Comunicação Acessível e o Núcleo Interdisciplinar Pró-Cultural Acessível da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.

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Publicado

2019-12-30

Edição

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Artigos