Publicidade das marcas: a aplicação da semiótica discursiva na comunicação publicitária para a divulgação do discurso de marca

Alvaro Roberto Dias

Resumo


O artigo apresenta como a publicidade pode construir a identidade

de uma marca comercial. Assim, pretende discutir a relação das identidades

da marca com a publicidade, como sua imagem é construída

através dos discursos, impactando diretamente nos projetos da marca

através das percepções do público alvo e de seus diferentes comportamentos

como atitudes, modos de agir e reagir. Para exemplificar, analisou-

se o comercial L’Odyssée de Cartier (A Odisséia de Cartier), produzido

em 2012 para comemorar os 165 anos dessa joalheria. O aporte teórico

foram o pensamento de Andrea Semprini sobre semiótica discursiva da

marca e o de Mark Batey sobre modelo de significado da marca.

 


Palavras-chave


Branding; Discurso; Publicidade.

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Referências


BATEY, M. O significado das marcas: como as marcas ganham vida

na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.

FLOCH, J. Semiótica, marketing y comunicación. Bajo los signos,

las estrategias, Barcelona, Paidós, [Sémiotique, marketing et communication.

Sous les signes, les stratégies, Paris, Presses Universitaires de

France, 1991],1993.

SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca

na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores,

VILLAS-BOAS, A. Identidade e Cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.


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