Avaliação de práticas e performances da produção enxuta na indústria de confecção do vestuário

Autores

  • Silene Seibel Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Stefanie Cristine de Araujo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave:

Produção enxuta, Confecção do vestuário, Avaliação.

Resumo

Indústrias de confecção do vestuário enfrentam um mercado competitivo. Buscar ferramentas para melhorar constantemente a qualidade, a produtividade e reduzir prazos de entrega é necessário para melhorar a performance. O presente artigo apresenta um método de avaliação da implantação da produção enxuta em confecções, que pode ser aplicado pela própria empresa de uma forma rápida e simples. Descreve três estágios da implantação  de ferramentas lean manufacturing ou enxutas, inicial, media e de excelência, descritas de forma prática e fácil de ser identificada, assim como descreve indicadores de performances que devem expressar melhorias com as implantações realizadas. Os resultados da auto avaliação são apresentados de forma visual para facilitar a leitura dos aspectos a ser melhorados, aspirando a excelência da produção. A estrutura de aplicação foi pensada na forma de um checklist, priorizando a acessibilidade do conhecimento para pequenas empresas e para profissionais de administração e de moda, que podem apoiar as empresas nos seus processos de gestão da produção.

Biografia do Autor

Silene Seibel, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Mestrado em Pedagogia da Formação Profissional(Internationale Berufspaedagogik - Universitaet Kassel-Alemanha (1991), Especialização em Leadership Competences pelo International Management Development Institute - IMD Suiça, (1997), Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Atualmente é professora universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Gestão do Design e Inovação. Atua no ensino e pesquisa nos seguintes temas: administração estratégica e planejamento da produção, gestão do desenvolvimento de produto, gestão da demanda de novos produtos, manufatura enxuta e pedagogia do trabalho. Atua na graduação de engenharia e produção, engenharia mecânica, design de moda e design de produto. Na pós graduação lato e strictu senso de engenharia de produção, gestão da qualidade, lean manufacturing, gestão estratégica de negócios.

Stefanie Cristine de Araujo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduanda em bacharelado em Moda pela UDESC, com conclusão no ano de 2018. Formada em Técnico de Produção de moda pelo SENAI. Fluente em inglês e com francês básico. Fez matérias complementares ná área de marketing e comportamento do consumidor. Tem cursos na área de desenho de moda e do pacote adobe (photoshop e illustrator) com ênfase em desenho de moda

Referências

ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. O Poder da Moda: Agenda de competitividade da indústria têxtil e de confecção brasileira 2015 a 2018. Disponível em: < http://www.abit.org.br/cont/agenda-de-competitividade>. Acesso em 19 abr. 2018.

BIBLIOTECA DE INDICADORES. Ãndice de retrabalho. Disponível em: <http://bibliotecadeindicadores.com.br/indicador/%C3%8Dndice%20de%20retrabalho?cod=255>. Acesso em 05 de jun. 2018.

CAVICHIOLI Alini; LOPO, Wallace Nóbrega; KHATAKEYAMA, Kazuo; LANZER, Edgar Augusto. Os sistemas de informação como fator competitivo: Um estudo de caso em uma prestadora de serviços de costura. Revista Espacios, vol. 37, n. 27, ano 2016, p. 7. Disponível em: <http://www.revistaespacios.com/a16v37n27/16372708.html#infor>. Acesso em 05 de jun. 2018.

DENNIS, Pascal. Produção Lean Simplificada / Pascal Dennis; tradução Rosalia Angelita Neumann Garcia. - 2.ed. - Porto Alegre: Bookman, 2008.

LAMB, Frank. Automação industrial na prática. Porto Alegre: AMGH, 2015.

LIMA, Larissa Carvalho de. Aplicação de ferramentas de qualidade para solução de problemas no processo produtivo com ênfase nos princípios da produção enxuta. 2016. Universidade Federal da Grande Dourados, Engenharia de Produção, Dourados, 2016.

LUZZI, André Antônio. Uma abordagem para projetos de layout industrial em sistemas de produção enxuta: um estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia – ênfase em gerência da produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

OHNO, Taiichi. O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SEIBEL, Silene. Um modelo de benchmarking baseado no sistema produtivo classe mundial para avaliação de práticas e performances da indústria exportadora brasileira. 2004. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; Universidade Federal de Santa Catarina, – Florianópolis, 2004.

ROVEDA, Vinicius. Produção Enxuta: como alcançar em sua empresa. Conta Azul Blog, 2017. Disponível em: < https://blog.contaazul.com/producao-enxuta >. Acesso em: 27 abr. 2018.

TOSO, Eli Angela Vitor; MORABITO, Reinaldo. Otimização no dimensionamento e sequenciamento de lotes de produção: estudo de caso numa fábrica de rações. 2004. Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, 2005.

VIEIRA, José Geraldo Vidal; COUTINHO, Danielle Pires. Avaliação da colaboração logística entre uma distribuidora e seus fornecedores. 2008. Revista Produção e Engenharia, (6) 2008. Disponível em: <http://www.fmepro.org/ojs/index.php/rpe/article/view/32>. Acesso em: 05 jun. 2018.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T. A mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riquezas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Artigos