Empreendedorismo em design: aspectos em torno do mercado profissional na região norte do Rio Grande do Sul (Brasil)

Autores

  • Otávio José Klein
  • Thomas Germano Battesini Teixeira Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Design, Empreendedorismo.

Resumo

O presente estudo buscou conhecer o mercado profissional em Design e o empreendedorismo em Design Gráfico na região Norte do Rio Grande do Sul entre os anos de 2015 e 2017. Nas duas fases da pesquisa foram utilizadas distintas técnicas de coleta de dados. No primeiro momento os dados foram coletados com 108 designers assalariados atuantes em empresas que possuem setor de criação e no segundo momento os dados foram coletados com 10 designers gráficos formados pela Universidade de Passo Fundo através de um questionário semi-estruturado. A pesquisa aponta para um setor em crescimento com a entrada de profissionais qualificados, com formação superior e com expansão do empreendedorismo a partir de novos profissionais que chegam ao mercado. Ao mesmo tempo que o mercado absorve novos profissionais, absorve também as novidades que estes trazem de sua formação e do desenvolvimento tecnológico, o que faz com que o processo criativo esteja em constante transformação. As dificuldades reveladas na pesquisa são principalmente: salário ainda baixo pela não regulamentação da profissão; empreender em regiões do interior; concorrência de profissionais não qualificados, etc.

Biografia do Autor

Thomas Germano Battesini Teixeira, Universidade de Passo Fundo

Empreendedorismo e Design

Referências

VILLAS-BOAS, A. Utopia e disciplina. Rio de Janeiro: 2AB, 1998

ALMEIDA, Fernando dos Santos; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Aspectos do Perfil Profissional do Designer Gráfico Brasileiro. Disponível em: http://www.ngd.ufsc.br/files/2012/04/ASPECTOS-DO-PERFIL-PROFISSIONAL-69-89.pdf. Acessado em 27 de março de 2018.

BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 21ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

BÜRDEK, B. E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edigard Blücher, 2006.

COELHO, Pedro. A TV de proximidade e os novos desafios do Espaço Público. Lisboa: Horizontes. 2005

CORREIA, João Carlos. Jornalismo e espaço público. Estudos em comunicação – 2. 2ª ed. Covilhã-Portugal: Gráfica da UBI. 2002.

DENIS, Rafael Cardoso. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. Disponível em: www.esdi.uerj.br/arcos/arcos-01/01-02.artigo_rafael(14a39).pdf. Acessado em: 27 de março de 2018.

DESIGN BRASIL. Aprovado projeto que regulamenta profissão de designer. disponível em: http://www.designbrasil.org.br/design-em-pauta/aprovado-projeto-que-regulamenta-profissao-de-designer/#.Vn_hO5UtBDw. Acessado em: 27 de março de 2018.

EDDESIGNSTORE. Dilma veta projeto que iria regulamentar a profissão de designer. Disponível em: https://eddesignstore.wordpress.com/tag/veto/. Acessado em: 27 de março de 2018.

LOPES, Rose Mary Almeida. Contextualização sobre Empreendedorismo. In: LOPES, Rose Mary Almeida. Ensino de Empreendedorismo no Brasil: panorama, tendências e melhores práticas. Rio de Janeiro: Alta Books Editora. 2017.

MELO, Chico Homem de. O design como ele é – Homem de Melo & Troia Design 2004, 2005 e 2006. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

MEDITSCH, Eduardo. A formação para a praxis profissional do jornalista: uma experiência brasileira inspirada em Paulo Freire. In: Comunicação e Sociedade, n. 5. Braga/Portugal: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. 2004. p. 25-38.

NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de janeiro: 2AB, 1998.

PERUZZO, Cicília M. Krohling. Mídia local e suas interfaces com a mídia comunitária. Anuário Unesco-Umesp de Comunicação Regional. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco-Umesp, 2003. p. 52-78.

PIRES, Dorotéia Baduy, A História dos Cursos de Design de Moda no Brasil. In: Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação. Especial Moda/Universidade Anhembi Morumbi – Ano VI, nº 9. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2002.

REGINALDO, T.; PERASSI, R. Bases conceituais e metodológicas para a pesquisa aplicada em Design. Florianópolis, SC: EGR/UFSC, 2012.

ROCHA, Islard, Precisamos falar sobre a Regulamentação do Designer Gráfico no Brasil. Disponível em: http://designculture.com.br/precisamos-falar-sobre-a-regulamentacao-do-designer-grafico-no-brasil. Acessado em: 26 de março de 2018.

RODRIGUES, Luís Fernandes. O Ensino Superior e o Mercado de Trabalho. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/ect5_luis.htm. Acessado em: 27 de março de 2018.

Sà JUNIOR, Ophir Ribeiro. O Posicionamento do Design no Mercado de Trabalho. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos3/design-mercado-trabalho/design-mercado-trabalho2.shtml. Acessado em 27 de março de 2018.

SINE, Média Salarial do Designer Gráfico, Disponível em: https://www.sine.com.br/media-salarial-para-designer-grafico. Acessado em: 22 de março de 2018

STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio de Janeiro: Editora Rio Books, 2001.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Artigos