Sistemas de reputação: um caso de simulação social em narrativas interativas

Rafael Mariano Caetano Arrivabene, Gertrudes Aparecida Dandolini

Resumo


As narrativas interativas presentes nos jogos digitais atuais, se passam em ambientes sociais cada vez mais detalhados. Nestes enredos, os jogadores podem explorar situações e comportamentos sociais complexos, através de simulações de tais fenômenos. Sendo toda simulação uma redução arbitrária de um sistema maior, cabe questionar como fenômenos sociais podem ser simulados em jogos. Com o objetivo de entender este tipo de representação, o presente artigo analisa o fenômeno social da reputação como sendo um sistema, e então o compara com duas representações de tal sistema encontradas nos jogos digitais Dragon Age: Inquisition e Fable III. Conclui-se que as simulações nos jogos podem ser entendidas como traduções criativas dos sistemas complexos que representam, orientadas mais para as necessidades narrativas do jogo  do que para o realismo do fenômeno.


Palavras-chave


Sistemas de Reputação; Simulação Social; Video Games; Teoria Geral dos Sistemas.

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