Design de leques: uma coleção de leques artesanais ambivalentes de gênero
Resumo
Neste artigo será relatada a produção da Coleção de Leques Artesanais Ambivalentes de Gênero, sua metodologia, seus materiais e seus resultados finais. Para tal, pesquisou-se a história do leque oriental e ocidental a fim de analisar seu papel nas sociedades da época e suas mudanças estéticas ao decorrer do tempo. Também fora pesquisado discussões sobre a formação do gênero nas sociedades contemporâneas, suas influências e como ela serve de expoente para desigualdades sociais. Paralelo a isso, é apresentada uma breve história da moda ambivalente e como ela está ligada diretamente ao feminismo e a luta pela igualdade de gênero.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AReferências
BAXTER, Mike. Projeto de Produto, Guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Editora Blucher, 2011.
DUVELLEROY éventails de mode, 2017, disponível em: Acesso em Abril de 2017.
KYOSENDO shop online, 2017, disponível em: . Acesso em abril de 2017.
LEGUEN, Silvayn Biography, 2017, disponível em: < http://www.sylvainleguen.com/indexi.php?page=lignes> Acesso em maio de 2017.
NICHOLSON, L. Interpretando o gênero. Estudos Feministas, 2000.
RHEAD, G. Woolliscroft. History of the Fan, London: Kegan Paul, Trench, Trubner& Co. Ltd. 1910
SCHNEIDER, Jessica; Para Além do Gênero: moda ambivalente no século XXI. 4º encontro Nacional de Pesquisa em Moda, Florianópolis.2014.
SCOTT, Joan; Gender: a useful category of historical analyses. Gender and the politics of history. New York: Columbia University Press. 1989.
FAN circle International, history offans, 2017, disponível em: < http://www.fancircleinternational.org/history/>. Acesso em maio de 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
