Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Iberoamerican Journal of Industrial Engineering?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1 O artigo deve ser científico e apresentar contribuição para a área de Engenharia Industrial e correlatas.

2 A contribuição deve ser original, inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outro periódico.

3 Os artigos publicados em Anais de congressos internacionais podem ser submetidos em versão expandida para a apreciação do IJIE.

4 Em artigos que envolvam somente revisão bibliográfica, o referencial teórico-conceitual deve representar o estado-da-arte do conhecimento na área. Nesse caso devem ser apresentados novos modelos e novas interpretações que sejam relevantes para a área de Engenharia Industrial e áreas correlatas.

5 os artigos poderão ser redigidos em um dos seguintes idiomas: português, espanhol ou inglês. Todos os artigos devem apresentar no início: o título, o resumo e as palavras-chave no idioma em que for oferecido o texto e em inglês (caso o artigo não esteja escrito em inglês).

6 Os artigos devem ser submetidos, já revisados, nos respectivos idiomas e de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou da International Organization for Standardization (ISO) equivalente. É importante que as revisões dos textos (no idioma em que está escrito) sejam feitas antes de submeter o artigo ao processo de avaliação do IJIE.

7 Os artigos devem seguir as normas da ABNT – www.abnt.org.br – ou as normas da ISO equivalente – http://www.iso.org. As principais normas da ISO na área de documentação são (http://www.iso.org/iso/home.htm):

  • ISO 7144 (Presentation of theses and similar documents);
  • ISO 690 (Bibliographic references – Content, form and structure);
  • ISO 690-2 (Information and documentation – Bibliographic references - Part 2: Electronic documents or parts thereof)

8 Os artigos deverão estar de acordo com os seguintes parâmetros técnicos de formatação estabelecidos pelo IJIE:

  • Número mínimo de 12 e máximo de 25 páginas formato A4; digitalizados em Microsoft Word ou OpenOffice.
  • Margens: inferior e direita de 2 cm, e esquerda e superior de 3 cm;
  • Fonte do texto: Times New Roman, corpo 12, espaçamento igual a 1,5, alinhamento justificado e recuo de 1cm.
  • A primeira página do artigo deve conter: 1) o título centralizado, em letras maiúsculas e em negrito, tamanho 14, acompanhado, logo abaixo, de sua tradução em inglês; 2) resumo e palavras-chave nos dois idiomas (caso o artigo não esteja escrito em inglês).
  • Resumo e palavras-chave: Formatação Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas igual a 1,0 e alinhamento justificado. Os artigos devem apresentar o resumo e as palavras-chave, além do idioma em que está escrito, também em inglês (caso o artigo não esteja escrito em inglês). O resumo deve conter no máximo 250 palavras. Listar no máximo 5 palavras-chave.
  • Caso o artigo apresente quadros, gráficos, tabelas ou figuras, estes devem ser numerados, com cada item designado por seu nome específico. O texto deve indicar claramente a localização dos mesmos.
  • Figuras e gráficos: devem ser utilizadas imagens nítidas (de boa qualidade) e estas deverão ser assinaladas, no texto, pelo seu número de ordem. As fontes (se própria ou de outro autor) devem ser mencionadas.
  • Quadros e tabelas: deverão ser acompanhadas de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem. As fontes (se própria ou de outro autor) devem ser mencionadas.
  • As notas explicativas devem ser incluídas na parte inferior da página, bem como devem ser numeradas; Fonte Times New Roman, corpo 8.
  • Abreviações, unidades de medida, símbolos e siglas devem aparecer no texto, na sua primeira vez, acompanhadas de seu significado.
  • As referências bibliográficas no corpo do texto devem incluir o sobrenome do autor e o ano da publicação, em caso de citação indireta, e devem incluir o sobrenome do autor, o ano da publicação e o número de página, em caso de citação direta. A bibliografia completa deverá ser disposta por ordem alfabética no final do texto.
  • Referências bibliográficas: as referências bibliográficas devem ser redigidas segundo as normas da ABNT – exemplos de referência, em conformidade com essas normas, podem ser encontrados no seguinte site: http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html – ou devem seguir as normas da ISO equivalente.

9 O autor deve observar os critérios de avaliação de artigos apresentados no Processo de Avaliação Por Pares.

10 A Equipe Editorial poderá solicitar, ao autor, a revisão de qualquer aspecto do artigo que não corresponda as normas de submissão, antes do envio do mesmo à comissão de avaliação.

11 Os autores poderão publicar mais de um artigo no IJIE, mas as publicações dos artigos aprovados serão em edições diferentes.

12 Os artigos devem ser enviados pela plataforma do IJIE.

13 Não deve conter identificação de nenhum autor no arquivo submetido ao IJIE com o conteúdo do artigo. Sendo incluída somente no campo de cadastro de metadados.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. o artigo deve seguir as normas de submissão do IJIE (diretrizes para autores).

  2. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  4. O artigo deve estar de acordo com as áreas de submissão de artigos.
 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.

O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.

Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE), ISSN 2175-8018, Florianópolis, SC, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial do IJIE, encaminhe um e-mail para periodico.ijie@gmail.com