FORMAÇÃO CONTINUADA EM GEOGRAFIA: DIÁLOGOS SOBRE A CARREIRA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Lineu Aparecido Paz e Silva Universidade Federal do Piaui-UFPI
  • Cristina Maria Costa Leite Universidade de Brasilia

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Formação, Geografia Escolar, Desenvolvimento profissional.

Resumo

A formação é algo que pertence ao próprio sujeito e apresenta o seudesenvolver diante da trajetória do professor, do passado, do presente edas perspectivas para o futuro na carreira. É um processo direcionado aofazer docente e sua profissionalização. As formas de ensinar, a  reflexãosobre as ações, o desenvolver de novas práticas pedagógicas são algunsdos principais desafios da carreira docente. A Formação Continuada é umprocesso que não termina, sempre se renova, são os saberes em ação, fazparte da carreira docente. Assim, este estudo apresenta como objetivodiscutir os seguintes aspectos que envolvem a trajetória profissional: aformação (tanto na academia como a continuada), a carreira docente emGeografia, e os desafios que cabem ao professor. A discussão propostaapresenta como embasamento Ferreira e Santos (2016), Nóvoa (1997), Freire(2001), Silva e Araújo (2014), Rosa (2014). O método de investigação éa pesquisa qualitativa, que analisa os fatos e fenômenos ocorridos nocontexto da atividade do professor e os seus desdobramentos na aula deGeografia. Enfim, o que se pretende mostrar com os resultados deste estudoé que a Formação Continuada em Geografia tem na escola como lugar centralpara o desenvolver das atividades docentes, ademais representa um processoque deve ocorrer durante toda a trajetória profissional e que a suadinamicidade deve estar de acordo com as reais necessidades do educandocontemporâneo e de acordo com as possibilidades existentes no cenárioeducacional.

Biografia do Autor

Lineu Aparecido Paz e Silva, Universidade Federal do Piaui-UFPI

Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília e professor da rede publica de ensino no Estado do Piauí.

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasilia

Doutora em Educação e professora adjunta da faculdade de educação da Universidade de Brasilia

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Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos Científicos