Le conte de Rhampsinite, de Gaston Maspero
Palavras-chave:
Estudos da Tradução, Literatura francesa, Literatura egípcia, Gaston MasperoResumo
Gaston-Camille-Charles Maspero (1846-1916) foi um egiptologista francês e diretor geral de escavações e antiguidades para o governo egípcio. Também fez importante trabalho no Museu do Cairo e escreveu livros populares sobre arte egípcia. Um de seus livros, Arqueologia Egípcia (1887), fazia parte da base dos cursos de arte antiga nos países anglófonos. Os livros de Maspero tinham a característica de se focar mais nas histórias sobre arte do que na análise estrita dos objetos. Dividido em contos e ciclos de contos o livro Les contes populaires de l’Égypte ancienne (1889) oferece os temas habituais do ciúme, a infidelidade, a trapaça, além de outros, mas que merece nossa atenção, mesmo depois de 3000 ou 4000 anos de existência. As histórias nos mostram que o ser humano dificilmente muda e Le conte de Rhampsinite ilustra bem a cobiça e a esperteza, com direito a final feliz à la Hollywood. MASPERO, Gaston. “Le conte de Rhampsinite”. In: MASPERO, Gaston. Les contes populaires de l’Égypte ancienne. Paris: E. Guilmoto, 1911. Disponível em: <http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k36147z/f1.image.r=.langFR>. Acesso em 20 set. 2014.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista In-Traduções detém todos os direitos autorais sobre a edição dos trabalhos aceitos. A revista não se responsabiliza pelos conceitos, idéias e opiniões emitidas pelos autores. A revista escolheu a licença creative commons. Atribuição - Uso Não Comercial - Não a Obras Derivadas (by-nc-nd)
Sendo o artigo aprovado para publicação, os autores deverão assinar termo de cedência dos direitos autorais do manuscrito à Revista, através do qual o autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista In-Traduções, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.