Criatividade e tipologias de Jung: perfis de gestores de uma empresa pública em Santa Catarina

Autores

  • Julieta Watanabe Wilbert UFSC/EGC http://orcid.org/0000-0003-1522-5504
  • Elisa Conceição da Silva Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Terezinha Resner Manhães Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Lúcia Paim Caon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gilson Braviano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-0867-9495

Palavras-chave:

Criatividade, Inovação, Empreendedorismo.

Resumo

O artigo faz uma reflexão sobre perfis tipológicos junguianos com relação à criatividade encontrados em gestores intermediários de uma empresa pública brasileira, partindo-se de identificação dos perfis tipológicos do público-alvo, seguida de análise qualitativa dos dados à luz dos temperamentos de Kersey e dos tipos psicológicos de Jung. Os resultados mostram que dentre os respondentes predominam Guardiões e Racionais, o que sinaliza uma adequação de seus perfis ao ambiente de empresa pública. A pesquisa pode inspirar iniciativas visando ao delineamento de estratégias de promoção da criatividade em gestores, considerando as tipologias relacionadas a personalidades para ações de desenvolvimento de pessoas.

Biografia do Autor

Julieta Watanabe Wilbert, UFSC/EGC

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração Pública pela Deutsche Hochschule für Verwaltungswissenschaften Speyer, Alemanha e em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC

Elisa Conceição da Silva Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e bolsista Capes. Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Sandra Terezinha Resner Manhães, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduada em Educação Infantil

Ana Lúcia Paim Caon, Universidade Federal de Santa Catarina

Administradora e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica Dom Bosco.

Gilson Braviano, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier (Grenoble-França), Mestre em Engenharia de Produção, integra o quadro de docentes permanentes no Mestrado e Doutorado em Design da UFSC.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento, e professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC

Referências

ALENCAR, Eunice. M. L. S. Criatividade. 2a. Ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.

AMABILE, Teresa M. Como não matar a criatividade. HSM Management. São Paulo, a. 3, n. 12, p. 110-117, 1999.

AMABILE, Teresa M. The motivation for creativity in organizations. Harvard Business School, p. 1-14, 1996.

BENAZZI, M. C.; BONFATTI, P. F. Considerações acerca do uso da tipologia junguiana nas organizações e o processo de individuação. CES REVISTA, v. 28, n. 1, pp. 28-42, 2014.

FERNANDES, Ermelinda G.; FIALHO, Francisco A.P. Tipologias e arquétipos. A psicologia profunda como base para uma hermenêutica. Coleção Jung sai pra rua. Volume 1, Florianópolis: Insular, 2014.

FERNANDES, Ermelinda G.; FIALHO, Francisco A.P. Nós, os Guardiães. A psicologia profunda como base para uma hermenêutica. Coleção Jung sai pra rua. Volume 2, Florianópolis: Insular, 2015.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed., São Paulo: Atlas, 1999

GINO, Francesca; ARIELY, Dan. The dark side of creativity: original thinkers can be more dishonest. Journal of Personality and Social Psychology, v.102, n.3, p. 445-459, 2012.

GOLEMAN, Daniel; KAUFMAN, Paul; RAY, Michael. O espírito criativo. 6a reimpressão. Editora Cultrix, 2013.

HANA, Urbancová. Competitive Advantage Achievement through Innovation and Knowledge. Journal of Competitiveness, v.5, n.1, p. 82-96, 2013.

HENESSEY, Beth A.; AMABILE, Teresa M. Creativity. Annual Review of Psychology, v.61, p. 569-569, 2010.

LUNENBURG, Fred C. Organizational Structure: Mintzberg’s Framework. International Journal of Scholarly, Academic, Intellectual Diversity, v.14, n.1, p. 1-8, 2012.

MANHAES, Mauricio, VANZIN, Tarcísio. Criatividade e Educação: a construção coletiva de significado, In: BATISTA, Cláudia R.; VANZIN, Tarcísio; ULBRICHT, Vania R., São Paulo. Pimenta Cultural, 2015.

MICHAELIDES, D. The art of innovation in the public sector. International Journal of Innovation Science, v.3, n. 3, pp. 117-125, 2011.

RAWAT, Khalid J.; QAZI, Wasim; HAMID, Shams. Creativity and education. Academic Research International, v.2, n.2, p. 264-275, 2010.

SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. Trad. Brandão, A.B. Rev. Téc. Mariotti, H. São Paulo: Atlas, 2009.

WANG, Zhining; WANG, Nianxin. Knowledge sharing, innovation and firm performance. Expert Systems with Applications, n. 39, p. 8899–8908, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Artigos